1 de out. de 2018

Precisamos discutir monossexismo

AC: monossexismo, opressão e discriminação contra pessoas multi, menção a suicídio.



Por definição, o monossexismo é a opressão específica contra toda pessoa que não sente atração apenas por um gênero. Por isso se discute tanto no segmento bi e demais segmentos multi.

No caso de multi, não importa por quais gêneros ou a frequência e intensidade dessa atração. O monossexismo resulta em ideias, ações e atitudes que invalidam, apagam e discriminam toda atração por mais de um gênero.

Quando vemos as pesquisas sobre a saúde mental de pessoas bissexuais (talvez multi em geral), podemos encontrar muites bis escondendo sua sexualidade por diversos motivos - o que inclui o monossexismo, além de altos índices de depressão e suicídio.

Ah, e vale ressaltar que quando dizemos "bissexuais estão se escondendo mais e se matando mais", não estamos dizendo que "foda-se os índices de suicídio de gays e lésbicas e foda-se se estão no armário". Como vivo dizendo, podemos falar sobre várias opressões ao mesmo tempo e nenhuma diminui a outra. Vamos falar de homomisia e lesbomisia e também de monossexismo.

O monossexismo é um sistema específico dentro de outro sistema opressivo: o heterossexismo, cujos alvos são todas as pessoas heterodissidentes.

A questão maior do monossexismo é que ele não é praticado exclusivamente por pessoas heterossexuais, mas também pelas pessoas homossexuais. Pessoas com atração por um gênero estão sujeitas a cometer essa opressão, mesmo que sem consciência. Ela está muito enraizada, assim como o heterossexismo.

O apagamento bi é bem evidente em espaços ditos LGBTs e nos discursos de pessoas até da própria militância. Eu percebia até quando me identificava como gay. É muito comum pessoas citarem homomisia, lesbomisia, e transmisia, mas não a bimisia. É muito comum citarem gays, lésbicas e trans, mas não bi. A letra B parece um enfeite constantemente.

E essa opressão pode ser mais ampla ainda e reforçar a discriminação contra pessoas a-espectrais. Como o monossexismo prega que só existe atração por um gênero, consequentemente prega que pessoas sempre têm atração frequente e constante; ou seja, são alossexuais.

Podemos ainda interseccionar o monossexismo com o exorsexismo, algo muito mais evidente nos discursos contra pessoas pan, e isso pode partir também de pessoas bi cuja atração é exclusiva pelos gêneros binários. A atração pan é muito discriminada pela descrença em mais gêneros além de mulher e homem.

Não sei dizer se é pior ou não. Mas se pessoas já discriminam a atração pelos únicos dois gêneros validados pelo sistema, imaginem pessoas cuja atração também inclui ou é exclusiva por pessoas não-binárias. Temos uma discussão bem maior aqui.

Precisamos muito conscientizar pessoas mono (héteros, gays e lésbicas) e também pessoas multi e a-espectrais sobre esse tópico. Falar sobre a importância de não reproduzir o monossexismo, e sobre a importância de respeitar todas as pessoas monodissidentes, que são tão parte da comunidade LGBTQIAPN+ como todo o resto.

Pessoas monodissidentes precisam de mais voz em espaços "gerais" e na militância atual. Não vamos derrubar o heterossexismo só atacando um dos pilares dele. E ainda há outros para atacar. Por ora, fica essa reflexão. E não vamos esperar sempre o mês de setembro para discutir isso.