24 de out. de 2018

Não-binariedade: Identidades #2

Aqui continuarei listando mais identidades não-binárias que foram cunhadas na anglosfera. Quem tiver uma experiência de gênero igual ou similar às descrições pode acessar essas identidades.

Confira a primeira lista aqui.



Mingênero: termo guarda-chuva para todo gênero "masculino por natureza". Também pode se referir a um gênero que não está definido, mas que com certeza é masculino; ou um gênero que tenha masculinidade como característica principal.


Fingênero: termo guarda-chuva para todo gênero "feminino por natureza". Também pode se referir a um gênero que não está definido, mas que com certeza é feminino; ou um gênero que tenha feminilidade como característica principal.


Lingênero: termo guarda-chuva para todo gênero "andrógino por natureza". Também pode se referir a um gênero que não está definido, mas que com certeza é andrógino; ou um gênero que tenha androginidade como característica principal.


Ningênero: termo guarda-chuva para todo gênero "neutro por natureza". Também pode se referir a um gênero que não está definido, mas que com certeza é neutro; ou um gênero que tenha neutralidade como característica principal.


Zenino: um termo específico para quem se encaixa de alguma forma como homem não-binário ou algo parecido, ou com hombridade/masculinidade, mas deseja um nome curto, único e que soe de uma forma não-binária.


Zenina: um termo específico para quem se encaixa de alguma forma como mulher não-binária ou algo parecido, ou com mulheridade/feminilidade, mas deseja um nome curto, único e que soe de uma forma não-binária.


Ambigênero: a pessoa sente dois gêneros simultaneamente, sem fluidez ou trocar entre eles.


Androx: um gênero que está entre o masculino e o andrógino.


Ginex: um gênero que está entre o feminino e o andrógino.


Nonvir/Nonpuer: um gênero com uma ligação forte com masculinidade, mas sem relação com homem.


Nonpuella/Nonera: um gênero com uma ligação forte com feminilidade, mas sem relação com mulher.


Nonpuerella/Nonvirmina: um gênero com uma ligação forte com masculinidade e feminilidade, mas sem relação com homem ou mulher.


Cenrell: uma pessoa que se sente melhor dentro do espectro neutro de gênero, mas ainda sente uma forte conexão com masculinidade.


Faesari: uma pessoa que se sente melhor dentro do espectro neutro de gênero, mas ainda sente uma forte conexão com feminilidade.


Melle: um gênero masculino com um alinhamento feminino, podendo ou não incluir outros alinhamentos que não sejam masculinos. É uma identidade acessível também para homens binários.


Femil: um gênero feminino com um alinhamento masculino, podendo ou não incluir outros alinhamentos que não sejam femininos. É uma identidade acessível também para mulheres binárias.


Neuvir: um gênero masculino ao mesmo tempo inteiramente neutro.


Neulier: um gênero feminino ao mesmo tempo inteiramente neutro.


Neuangi: um gênero andrógino ao mesmo tempo inteiramente neutro.


Gênero-fada: uma fluidez de gênero que nunca envolve masculinidade ou gêneros masculinos.


Gênero-fauno: uma fluidez de gênero que nunca envolve feminilidade ou gêneros femininos.


Gênero-flor: uma fluidez de gênero que nunca envolve masculinidade/feminilidade ou gêneros masculinos/femininos.


Fraspe: define um gênero que se divide em muitos outros, e a pessoa pode vivenciá-los ao mesmo tempo ou individualmente, assim como pode reconhecê-los ou não. Os gêneros também podem voltar a se combinar de novo em um só.


Pregênero: um gênero que está crescendo, mas ainda não é um gênero em particular (ex: um pre-homem sente que seu gênero está caminhando para ser homem, mas ainda não é).


Cendegênero: a pessoa muda entre um gênero e seu gênero oposto (anti-gênero).


Sem gênero: similar a agênero, mas para quem prefere não usar ou dispensa outros termos.


Pendogênero: a pessoa nunca está satisfeita com seu gênero por causa de dúvidas, o que a faz procurar compulsivamente por identidades e categorias para descrevê-lo. Identidade exclusiva de pessoas neurodivergentes.


Novigênero: uma experiência de gênero tão confusa que é difícil ou impossível de descrever.


Verangênero: um gênero que muda sempre que é identificado.


Giaragênero: muitos gêneros, mas nenhum ou quase nenhum identificável.


Aquarigênero: um gênero que muda de forma constante e lentamente.


Abrogênero: um gênero que muda muito rápido para ser definido, ou que tem tantos aspectos que você sente estar continuamente descobrindo-o.


Admasgênero: um gênero que se recusa a ser categorizado e está enraizado numa essência indomável e indefinida.


Ludogênero: um gênero que muda e se adéqua ao gênero das outras pessoa ao redor.


Casgênero: uma pessoa que considera o conceito de gênero irrelevante ou indiferente.


Necrogênero: um gênero que costumava existir, e agora está "morto" ou inexistente.


Paridoxigênero: um gênero com qualidades que o tornam contraditório em si (ex: ser agênero, mas sentir-se masculine; ou sentir ser e ao mesmo tempo não ser de um gênero).


[Orientação]gênero: um gênero que é também a orientação (sexual, romântica, etc) da pessoa, ou um gênero que está tão intrinsecamente ligado à orientação dela que é impossível separar ambes.

Obs: há pessoas que se identificam como bichas que podem ter uma experiência similar ou igual.


Xenogênero: uma identidade que não pode ser descrita dentro de concepções comuns ou humanas, podendo ser definida ou explicada com sensações, emoções, elementos da natureza, animais, plantas, etc.


Kingênero: um gênero definido pela pessoa ser otherkin; uma subcultura de pessoas que se identificam como não-humanas (animais, seres mitológicos, aliens, personagens fictícies, etc). Exemplos: a pessoa sente que seu gênero tem as características de uma raposa, ou a influência da "essência" de uma sereia, etc.


Encerro aqui a lista.