11 de ago. de 2018

Espectro A

Além das atrações mono e multi, geralmente dentro do mundo alo (atração frequente e sem condições específicas), temos o mundo ainda em descoberta das pessoas a-espectrais. O termo a-espectral se refere à ausência de atrações e seus respectivos espectros.

O espectro assexual-arromântico (ace-aro) é o mais comentado e discutido até o momento. Muita gente ainda tem a ideia de que há só um tipo de assexual e de arromântique, e que são pessoas com ausência total de atração a vida toda. Por isso a necessidade de apresentar os espectros.

Ao contrário das orientações alo, as orientações a-espectrais abrem uma imensa discussão sobre o que desperta ou anula atrações, saindo do convencional (atração por gêneros, corpos etc), e mostrando novas possibilidades de autoidentificação.


Aqui colocarei apenas os prefixos. Depois deles pode-se adicionar todas as atrações possíveis, aquelas que a própria pessoa consegue identificar em si.



Gris: atração rara, muito vaga, ou muito fraca.


Demi: atração somente após formar um vínculo emocional forte.


Cupio: atração inexistente, mas há desejo de uma relação que envolva tal atração.


Lite: sente determinada atração, mas não deseja interações ou reciprocidade.


Frai (ou Ignota): atração ocorre somente com pessoas sem proximidade ou desconhecidas (e desaparece quando ocorre proximidade).


Caedo: alguém que sentia determinada atração, mas ela desapareceu após um evento negativo ou traumático.

(Bandeira caedossexual)

Recipro: atração somente se a outra pessoa se mostrar atraída primeiro.


Mir: a pessoa sente duas ou mais orientações ao mesmo tempo (ex: sentir atração demi e atração frai ao mesmo tempo).

(Bandeira mirsexual)

Propes: a pessoa sente duas ou mais orientações misturadas (ex: sentir uma atração que parece ser auto e cupio ao mesmo tempo).

(Bandeira propesssexual)

Quoi (ou Que): alguém que não tem certeza se sente atração, ou não entende o conceito de atração, ou não a entende e não consegue dizer se sente ou não, ou não consegue distinguir atrações, ou não consegue achar um rótulo melhor por não conseguir se compreender ou se definir, ou que sente atração de uma forma diferente/incompreensível.


Neuroa: presença de atração ou vontade de se envolver em atos associados com tal atração, mas sente medo, repulsa, ou aversão por causa de neurodivergência.


Auto: atração por si mesme. Pode definir também ausência de atração, mas a pessoa consegue se satisfazer com ações que envolvem tal atração (ex: masturbação, carícias em si mesma etc).


Procul: atração somente por pessoas inacessíveis (celebridades, gente que mora em outro país, personagens fictícies etc).


Icula: ausência de atração, mas a pessoa está aberta a ações/relações que envolvem tal atração (ex: uma pessoa assexual sexo-favorável pode se identificar como iculassexual).

(Bandeira iculassexual)

Lino: atração ocorre somente com descrições que envolvam ações dessa atração (desenhos, textos, etc), nunca ações reais.


Inate: pessoa que sente determinada atração e deseja uma relação, mas não quer ou tem repulsa pelas ações envolvidas nessa relação.


Dura: atração rara, mas que quando ocorre, dura por um longo período de tempo.


Uni: atração por uma única pessoa, ocorrendo por um longo período ou a vida toda.


Sonio: atração que ocorre somente em sonhos.


Pessoas a-espectrais também podem apresentar fluidez. Por isso existem rótulos com sufixo -fluxo (acefluxo, arofluxo etc) que caracterizam pessoas: que fluem entre as orientações de um espectro, ou cuja atração flutua da presença (forte ou fraca) até a ausência.

(Bandeiras acefluxo e arofluxo)

Existem outras identidades a-espectrais além dessas. Apresentei a quantidade e a variedade que achei necessárias ou interessantes. Se você for a-espectral e não se encaixar em nenhum rótulo aqui, posso te ajudar a encontrar algum outro.

Para quem entende inglês, aqui está o site Pride-Flags, que foi de onde tirei a maioria das identidades: https://pride-flags.deviantart.com/gallery/.