3 de mar. de 2018

Espectro multi

Falar sobre atrações multi - atrações direcionadas a mais de um gênero - é falar sobre uma imensa diversidade, não apenas de identidades, mas de experiências também. Enquanto há orientações multi mais fixas e constantes, há orientações mais fluídas e orientações com condições específicas.

Já abordei sobre as diferenças entre bi, poli e pan e sobre terminologias usadas pela comunidade bi. Hoje vou falar sobre mais identidades multi.



Bi: a definição mais atual é atração por mais de um gênero. Atualmente bi é uma identidade bem ampla, e só deve ser escolhida por quem a quiser.


Poli: geralmente a definição é atração por muitos gêneros. A pessoa pode escolher essa identidade se identificar atração por três gêneros ou mais.


Pan: a definição mais usada é atração independente de gênero. Algumas pessoas pan falam ter atração por todos os gêneros.


Oni: atração por todos os gêneros. Como há pessoas pan que usam essa definição, por isso podem se dizer oni também. No entanto, há pessoas que preferem oni do que pan por motivos de: a) não encaixam na definição de "atração independente de gênero" e valorizam a atração por gêneros em sua identidade; b) há onis que defendem que sua atração não se limita a humanes, e que poderiam se atrair por outras raças (ex: alienígenas).


Penúlti: atração por todos os gêneros, menos seu próprio gênero.


Paro: atração por múltiplos gêneros, porém a atração funciona de forma diferente para os gêneros lhe atraem (por exemplo: a pessoa sente atração forte por um gênero, uma atração condicional por outro, uma atração menos frequente por outro etc).


Abro: uma atração muito fluída ou sentimentos em relação a ela que mudam constantemente, por isso não pode ser especificada. Há pessoas abro que dizem que sua orientação às vezes é bi, às vezes é homo, às vezes é pan, e etc. Há pessoas abro que não conseguem se definir, pois sua atração muda de forma muito rápida e confusa. E há pessoas abro que passam por esses dois estados.


Duo: ter duas ou mais orientações específicas e trocar entre elas. Tem alguma semelhança com abro, mas a experiência é mais bem definida e compreendida. 


Sans: uma orientação muito fluída que não segue linhas de atração. Geralmente é definida também como "sem orientação".


Ambi: atração exclusiva por homens e mulheres ou também atração por pessoas do mesmo gênero e de um gênero diferente.


Tri: atração por três gêneros. Às vezes definida como fluir entre bi, poli e pan.


Quade: atração por quatro gêneros, podendo ser fixa ou fluída.


Quinte: atração por cinco gêneros, podendo ser fixa ou fluída.


*Nota: em relação às atrações tri, quade e quinte, deve-se respeitar o fato da pessoa querer quantificar suas atrações. Querer jogar essas identidades como "basicamente poli" é errado.

Multi: geralmente é um termo guarda-chuva para todas as orientações que definem atrações por mais de um gênero. Mas também pode ser uma identidade por si só, atração por múltiplos gêneros, sem uma especificação ou mais explicações.


Min: atração por pessoas masculinas - que associam seu gênero ou sua aparência com masculinidade.


Fin: atração por pessoas femininas - que associam seu gênero ou sua aparência com feminilidade.


Nin: atração por pessoas neutras ou mesmo andróginas - que associam seu gênero ou sua aparência com neutralidade ou androginidade.


Lin: atração por androginia ou pessoas de aparência andrógina, embora não necessariamente por pessoas de gêneros andróginos.


Neu: atração exclusiva por pessoas agênero.


*Obs: as atrações min, fin, nin, lin e neu podem ser consideradas como atrações mono dependendo das experiências e perspectivas da própria pessoa.

Netúnique: atração por mulheres, agêneros, e todes não-bináries que não são de identidades masculinas ou conectades com masculinidade.


Urânique: atração por homens, agêneros, e todes não-bináries que não são de identidades femininas ou conectades com feminilidade.


Outras orientações fluídas e que utilizam sufixos específicos incluem:

- fluxos: esse sufixo é utilizado para especificar que a orientação da pessoa é fluída dentro dela mesma. Orientações fluxo são caracterizadas pelas mudanças na intensidade das atrações; há períodos que a pessoa sente maior atração por um gênero, em outros sente atração igual por todos que lhe atraem, e em outros pode ter uma atração fraca pelos mesmos.

Abaixo estão as bandeiras bifluxo e panfluxo.


- flexíveis: as duas orientações flexíveis são controversas nas comunidades multi, principalmente na bi, pois essas identidades são frequentemente utilizadas propositalmente por pessoas mono para apagar ou de zombar das atrações multi. Vamos levar em conta que a diversidade é imensa, e que pode sim existir uma atração entre mono e multi.

Heteroflexível ou Ela: uma pessoa hétero que sente essa atração na maior parte do tempo, mas às vezes pode abrir exceções. Recentemente criou-se "ela" como uma alternativa para o termo.

Abaixo estão a bandeira heteroflexível e a bandeira ela.


Homoflexível ou Aniso: uma pessoa homo que sente essa atração na maior parte do tempo, mas às vezes pode abrir exceções. Recentemente criou-se "aniso" como uma alternativa para o termo.

Abaixo estão a bandeira homoflexível e a bandeira aniso.




Existem algumas outras identidades multi além dessas. Quem não conseguir se encaixar e quiser outra identidade, pode falar comigo e ajudarei nisso.

Para quem entende inglês, aqui está o site Pride-Flags, que foi de onde tirei a maioria das identidades: https://pride-flags.deviantart.com/gallery/.