6 de set. de 2017

Terminologia B

A comunidade bissexual sempre travou sua própria luta separada de gays e lésbicas devido ao preconceito dessas pessoas e de heterossexuais. Da comunidade bi surgiram outras identidades reafirmando suas sexualidades direcionadas a mais de um gênero/sexo. Por isso a militância bi cunhou palavras que explicassem suas vivências.

Antes de tudo devo fazer a ressalva de que estou utilizando o termo bi como guarda-chuva para todas as identidades que se atraem por mais de um gênero. Portanto haverão mais termos do que aqueles utilizados apenas por bissexuais.



Bissexual: geralmente uma pessoa atraída por homens e mulheres (cis ou trans). No entanto, pessoas que se identificam como bi podem atrair-se por mais de dois gêneros, incluindo gêneros não-binários. Bissexual ainda pode ser usado como termo guarda-chuva para toda pessoa atraída por mais de um gênero (nem toda pessoa poli ou pan aceita ser enquadrada no termo).
Polissexual: pessoa atraída por muitos gêneros, mas não todos. Geralmente adotam essa identidade quando a atração é por três gêneros ou mais.
Pansexual: antigamente o conceito dizia ser uma pessoa atraída por todos os gêneros. Atualmente o conceito mais usado é atração independente de gêneros.
Monodissidente: termo usado para todas as pessoas que não são monossexuais, principalmente quem se atrai por mais de um gênero (bissexuais, polissexuais, pansexuais, pessoas sem rótulo, pessoas de sexualidade fluída, etc). Também inclui pessoas assexuais. Muito usado dentro da militância bi para separar essas pessoas de monossexuais.
Monossexual: termo usado para definir pessoas que se atraem por um gênero, ou seja, heterossexuais e homossexuais.
Multissexual: termo usado para englobar todas as orientações sexuais direcionadas a mais de um gênero. Algumas pessoas podem querer usá-lo como orientação sexual.
Fluidez sexual: quando a atração de uma pessoa muda naturalmente de alvo(s) e também em sua intensidade. Pessoas multissexuais não são necessariamente fluídas. A fluidez pode ser vivenciada por qualquer pessoa, mesmo monossexuais. Pessoas de sexualidade fluída experienciam a fluidez com mais frequência.
Bifluxo: pessoa que se atrai por dois gêneros ou mais e cujo alvo de atração ou preferência pode mudar periodicamente, podendo se manter entre os gêneros "de sempre" ou mesmo atrair-se por outros.
Hétero-flexível: pessoa que vivencia a heterossexualidade na maior parte do tempo, porém também pode ter alguma atração eventualmente por outros gêneros. A experiência não é suficiente para a pessoa se identificar como bi/multi. É um exemplo de fluidez.
Homo-flexível: pessoa que vivencia a homossexualidade na maior parte do tempo, porém também pode ter alguma atração alguma atração eventualmente por outros gêneros. A experiência não é suficiente para a pessoa se identificar como bi/multi. É um exemplo de fluidez.
Obs: as identidades flexíveis causam ainda controvérsias dentro e fora da militância bi.
Bicuriosidade: quando uma pessoa monossexual se sente aberta a relacionar-se com alguém de um gênero que normalmente não lhe atrai, mesmo que seja apenas uma vez. As identidades flexíveis podem ser encaixadas nela.
Mononormatividade: imposição da monogamia como a única relação correta e válida. É a opressão que atinge pessoas não-monogâmicas. Essa pauta acaba sendo adotada pela militância bi por haver uma quantidade considerável de monodissidentes praticantes do poliamor.
Monossexismo: a ideia de que as pessoas só se atraem por um gênero. É uma opressão sustentada pela heteronormatividade e a origem de toda discriminação contra monodissidentes (e contra assexuais até certo ponto).
Bifobia: toda discriminação contra bissexuais. Pode também ser usada para a discriminação de polissexuais e pansexuais. Quem não quiser, pode usar, respectivamente, polifobia e panfobia. Não se deve utilizar homofobia para bissexuais, pois são discriminações diferentes.
Bimisoginia: discriminação específica contra mulheres bissexuais, sendo a intersecção da heteronormatividade (monossexismo) e do sexismo do patriarcado.

Para mais algumas informações, confira aqui.