27 de set. de 2017

Representatividade bissexual em séries

Setembro é o mês da Visibilidade Bissexual. Embora se fale muito sobre personagens gays ou lésbicas, personagens monodissidentes (que se atraem por mais de um gênero) estiveram ganhando espaço nas produções televisivas - apesar de não terem a mesma visibilidade que homossexuais.

E para celebrar esse mês criei essa lista de personagens que se relacionam com mais de um gênero (talvez até tire algumas dúvidas rs).

Embora no título esteja a palavra bissexual, há também personagens pansexuais.



  • Teen Wolf

Brett Talbot é um lobisomem bissexual.


  • Glee

Brittany Pierce é bi e já se envolveu com homens e mulheres na série.


  • Penny Dreadful

Dorian Gray e Ethan Chandler são bi/pansexuais.

(Dorian)

(Ethan)

  • Hannibal

Hannibal Lector é omnisexual (se atrai por todos os gêneros). Na terceira temporada é revelado que ele está apaixonado pelo personagem Will Graham.


  • Arrow

Sara Lance é bissexual. Ela já se relacionou com Oliver Queen e Nyssa.


  • American Horror Story

A Condesa, Elizabeth é bissexual e se envolveu por muito tempo com Ramona Royale, outra bissexual e uma vampira criada por ela. Will Drake se apresenta a princípio como gay, mas após se relacionar com a Condessa se revela bi.

(Elizabeth)

(Ramona)

(Will)

  • Orange Is the New Black

Piper Chapman teve uma relação afetiva-sexual com pelo menos um homem, seu marido Larry, e com a personagem Alex Vause, uma lésbica. Piper nunca assume uma bissexualidade (inclusive Alex ainda a define como hétero) e sua retratação causa controvérsias em discussões sobre sexualidade de personagens de obras televisivas. E Brook Soso se revela pansexual.

(Piper)

(Soso)

  • How to Get Away With Murder

Na segunda temporada é revelado que Annalise Keating é bissexual. Inicialmente ela não se aceitou, pensando ser lésbica. Mas eventualmente Annalise aceitou sua bissexualidade, chegando a se envolver com sua amiga Eve, que é lésbica.


  • The 100

Clarke Griffin é uma das protagonistas da série. Na primeira temporada ela se relaciona com um rapaz do grupo dos 100 jovens enviados à Terra. E na terceira temporada se relaciona com duas mulheres, uma delas a guerreira Lexa, que é lésbica.


  • House of Cards

Foi revelado pela produção da série que Frank Underwood se atrai por pessoas, embora ele não faça uso particular de alguma identificação (bi/pan) e se apresenta socialmente como hétero. Ele e Claire possuem uma relação mais emotiva que sexual. E Frank já teve um forte envolvimento amoroso com um amigo.


  • Black Sails

A série conta com pelo menos quatro personagens bissexuais (ou que se envolvem afetiva e sexualmente com homens e mulheres: Eleanor Guthrie, Anne Bonny, Capitão Flint e Thomas Hamilton. Eleanor se envolveu com homens e com Max, uma lésbica e prostituta. Anne e Max também têm uma relação. E na segunda temporada é revelado que Flint e Thomas tinham uma relação escondida.

(Eleanor)

(Anne)

 (James Flint)

(Thomas)

  • Once Upon a Time

Após um tempo de convivência, Dorothy Gale e Ruby (Chapeuzinho Vermelho) desenvolvem afeto uma pela outra. Dorothy é lésbica e Ruby é bissexual. Quando Dorothy acaba vítima de um feitiço do sono, Ruby a desperta com um beijo de amor verdadeiro. Assim as duas se tornam um casal.


  • Shadowhunters 

O feiticeiro Magnus Bane é bi/pansexual. Ele já se relacionou com várias pessoas durante seus séculos de vida. A relação mais recente foi com Alec Lightwood, um shadowhunter gay.


  • Wynonna Earp 

Waverly Earp teve um namorado por muito tempo até conhecer e se apaixonar pela policial Nicole Haught. As duas assumem o relacionamento no fim da primeira temporada.


  • Game of Thrones 

Oberyn Martell, Ellaria Sand e Yara Greyjoy são os principais exemplos de bissexuais da série. Oberyn e Elaria são bissexuais nos livros também.

(Oberyn)

(Ellaria)

(Yara)

  • Sense8

Inicialmente os protagonistas LGBTs eram Nomi (mulher trans lésbica) e Lito (homem cis gay). Nomi se relaciona com uma lésbica chamada Amanita, enquanto Lito se relaciona com outro homem gay chamado Hernando.

(Amanita e Nomi)

(Hernando e Lito)

No entanto, quando falamos de sensates  - pessoas conectadas pela mente - existe uma troca mútua de informações, habilidades, e até mesmo de sexualidade. Como a conexão entre os oito se fortaleceu, as autoras da série afirmaram que todos são pansexuais.

()



Está tendo representatividade LGBT+ em séries? Está sim. E terá cada vez mais!