24 de fev. de 2018

Não-binariedade: Conceitos

A não-binariedade é toda identidade que de alguma forma está fora do padrão binário homem-mulher imposto pela sociedade. O conceito mais atual de uma pessoa não-binária é: toda pessoa que não é totalmente homem ou totalmente mulher.

Existe uma diversidade imensa e talvez infinita de identidades n-b, podendo ser:

- variações de homem ou mulher;
- gêneros masculinos relacionados ou não com homem;
- gêneros femininos relacionados ou não com mulher;
- gêneros relacionados com androginidade ou neutralidade;
- gêneros fora do espectro de feminino, masculino, andrógino e neutro;
- gêneros desconhecidos ou até incompreensíveis;
- vivências de múltiplos gêneros, periodicamente ou ao mesmo tempo;
- fluidez entre dois ou mais gêneros, podendo partir da presença até a ausência de gênero;
- ausência parcial ou total de gênero;
- e muitas outras.

As pessoas podem ser não-binárias não apenas pela sensação de não se encaixar no homem ou na mulher bináries, mas também apenas por rejeitar o conceito de gênero ou pela vontade consciente de transgredir a cisnormatividade. Ser não-binárie pode ser um sentimento ou uma performance.

Há identidades exclusivas de pessoas neurodivergentes ou pessoas intersexo, e gêneros restritos de culturas, mostrando que o gênero de alguém pode ser influenciado por condições mentais, corporalidade ou cultura. E essas exclusividades devem ser respeitadas.

Seja você registrade como homem ou mulher no nascimento ou alguém que transicionou para um desses gêneros, deixou de se identificar com ele, mesmo que por um dia, isso te torna uma pessoa não-binária por definição. Claro, se assim quiser. A não-binariedade não é uma regra ou uma imposição, ela é justamente a quebra de regras e imposições.

Inclusive, você pode se encaixar nos estereótipos de um gênero, ter apresentação e expressão socialmente "de acordo" com seu gênero de registro, ser indiferente com seu gênero de registro ou como as pessoas te percebem, e ainda ser não-binárie.

Pelo conceito de transgênero, todas as pessoas n-b são trans. Porém, há não-bináries que não se identificam como trans ou não dizem ser trans, e isso deve ser respeitado. Em todo caso, pessoas n-b podem ou não ter disforias com o corpo, necessitando de cirurgias e hormonizações assim como a maioria das pessoas trans binárias.

Genderqueer (ou gênero queer) é um termo muito utilizado na anglosfera e pode ser adotado por qualquer pessoa que não seja cis. É considerado como uma forma mais radical de ser contra a cisnormatividade, por isso, assim como queer, é uma identidade mais política. No entanto há pessoas cis que usam esse termo para definir suas quebras de normas de gênero - os papeis ("homem tem que fazer isso, mulher nasceu pra fazer aquilo") e as apresentações (homem tradicionalmente masculino e mulher tradicionalmente feminina).

Segue abaixo dois conceitos usados por não-bináries para explicar melhor suas identidades:

Alinhamento de gênero: é um conceito um tanto abstrato e pode fazer mais sentido para não-bináries. Um alinhamento é como uma conexão com um gênero, ainda que a pessoa não seja desse gênero. Não-bináries podem falar em alinhamento para explicar que suas experiências são similares com o do gênero alinhado.

É comum pessoas n-b se dizerem alinhadas com o gênero masculino ou gênero feminino. Porque como homem e mulher são os gêneros impostos e validados pela sociedade, muites não-bináries acabam tendo vivências relacionadas com um desses gêneros ou mesmo ambos.

Pode haver alinhamentos com qualquer gênero. Há não-bináries que não têm alinhamento também. Em todo caso, alinhamentos dizem respeito às vivências da pessoa, por mais complexas e subjetivas que sejam, e podem ou não influenciar na própria identidade de gênero ou mesmo a expressão de gênero.

Elemento de gênero: é uma característica a mais - além de identidade, expressão e alinhamento - que de alguma forma interage com o gênero da pessoa. Essa característica está relacionada com os conceitos de masculinidade, feminilidade, entre outros.

Geralmente quando uma pessoa é de determinado gênero e diz ser masculina/feminina/neutra etc, ela está se referindo ao elemento. Por isso também é um conceito acessível para cis e bináries, pois há homens que dizem ser femininos e há mulheres que dizem ser masculinas. E tal "essência" pode ou não ser externalizada (no caso, na expressão de gênero).



E sobre as bandeiras que coloquei logo abaixo, a bandeira não-binária foi criada por uma pessoa n-b chamada Kye Rowan em 2014. As faixas representam estar fora do binário (amarela), pessoas de múltiplos gêneros (branca), as experiências fluídas ou múltiplas e pessoas dentro do espectro feminino-masculino (roxa), e ausência de gênero (preta). E as faixas da bandeira genderqueer, criada por Marilyn Roxie em 2011, representam androginia e queer (lavanda), ausência de gênero (branca), e identidades fora do binário (verde).

Enfim, essa foi a introdução sobre a não-binariedade que agora será abordada e explorada aqui no blog. Em breve falarei sobre outros tópicos.