10 de fev. de 2018

Sejam Bem Viados

No domingo minha avó veio de súbito aqui no meu quarto e perguntou da plaquinha que coloquei na porta. Na plaquinha está escrito Sejam Bem Viados num fundo de rosas vermelhas. Achei até que demorou pra alguém dessa casa reagir. E acho natural que surgisse alguma reação.

Ela veio me perguntando, meio desconsertada meio incomodada, o motivo de eu colocar aquilo. Eu ri porque achei engraçado ter causado essa reação nela.

Daí expliquei que aquilo é uma espécie de brincadeira, um bordão LGBT. E que não me importo de mostrar aquilo, afinal é a porta do meu quarto. Sei que ela não aceitou totalmente, mas ela nem discutiu, e eu deixei claro que não vou retirar.

E isso me inspirou a escrever. Engraçado também que essa semana mesmo vi uma situação quase idêntica, mas foi com um tapete com a mesma frase, e o síndico do prédio da pessoa reclamou, alegando que a frase é "ofensiva" e que lá tem crianças e idoses.

Sejam Bem Viados não é ofensivo, não é só pra chamar a atenção ou incomodar gratuitamente, e muito menos uma tentativa de "incentivar" as pessoas a serem gays (tem gente que acredita nisso).

Sejam Bem Viados é resistência, é desafiar um sistema que diz que viado é errado e não pode existir. E quando pode existir, tem que ser escondido, longe dos olhos dessa "sagrada" sociedade.

Porque a plaquinha não pode. Então acatamos e tiramos a plaquinha. Daí em seguida não querem que levamos nosse parceire em casa. Depois não podemos falar mais sobre nossa orientação e/ou identidade de gênero. Quando menos esperamos, voltamos para o armário, para a obscuridade, para a invisibilidade.

O sistema é violento. Ou nos quer mortes ou nos quer invisíveis. Em todo caso existir não é opção. Por isso precisamos reagir. E se acham a plaquinha exagero, não viram nada! Vai ter plaquinha, muita plaquinha, e tapete, e até outdoor se possível!

Eu sei que não é a minha avó que a plaquinha revolta. É esse sistema heteronormativo. Esse mesmo sistema que faz pessoas como ela rejeitarem a diversidade quando a mesma se torna evidente, quando a mesma reage.

Temos que marcar presença, sim! Temos que falar a palavra viado, mostrar que viado pode existir! Temos que aparecer, que nos "exibir", que colorir e enviadar nosso redor!

Além disso, a mensagem está lá para quem quiser aceitá-la. Quem não quiser, tudo bem. Vejo muitas mensagens por aí - "Aceite Jesus", "Venha visitar nosso hotel", "Compre nosso mais novo depilador de pernas" - que apenas ignoro porque não tenho interesse nelas. Simples, não? ^-^

E para finalizar: Sejam MUITO Bem Viados! 🏳️‍🌈