7 de fev. de 2018

Uma sigla enorme!

Essa semana começou com uma polêmica: ativistas gays do Reino Unido afirmaram que a nova sigla da comunidade LGBTQIAP+ mundial é: LGBTQQICAPF2K+. Essa sigla é recente, cerca de duas semanas. A revista The Gay UK a anunciou, e só agora a notícia chegou aqui no Brasil.

Vou decifrar a sigla para vocês antes de comentar: lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queers, questionando, intersexos, curioses, assexuais, agêneros, aliades, polissexuais, pansexuais, família & amigues (family & friends), two-spirit, kink e demais orientações e identidades de gênero. Ok...

Os meios de notícia fizeram um sensacionalismo barato em relação a isso. Um pequeno grupo de ativistas gays desconhecidos e que estão lá no Reino Unido sequer têm força pra decidir qual sigla o mundo deve usar. E, sinceramente, suspeito que certos veículos tenham propagado essa notícia mais com a intenção de atrair chacota contra a comunidade.

Bom, eu defendo expansões da sigla (tanto que uso uma) e quem as criticam ou não tem consciência da importância de dar visibilidade para outros segmentos, ou apenas não se importam e acham que LGBT é "suficiente". Por isso costumo rejeitar críticas vazias às expansões. Mas vale lembrar que elas não são obrigatórias. E não, não existe uma sigla correta ou global.

Porém, expansões também precisam ter coerência. E essa definitivamente não tem isso...

Dobraram a letra Q por haver mais de um grupo com essa letra. No entanto, A e P também têm mais de um grupo e não dobraram. Incoerente, mas não foi o pior erro desses tais ativistas.

O grupo Questionando são pessoas incertas sobre sua orientação e/ou gênero. Não há real problema na inclusão, mas ela não é necessária. Curioses, pessoas que podem ter experiências sexuais fora de suas orientações, menos necessária ainda.

Agêneros são incluídes por outras organizações e, embora estejam teoricamente dentro da não-binariedade, muites não se consideram n-b (pela própria ausência de gênero). A comunidade agênero deveria se reunir para discutir esse tópico.

Sobre aliades, me recuso a comentar (já falei disso). Pior que isso foi esse F, que inclusão mais sem sentido e ridícula, parece piada com todos os segmentos verdadeiros.

O 2 (que normalmente é 2S) é para two-spirit, uma identidade exclusiva de culturas nativas da América do Norte. Não entendi porque ingleses falaram desse segmento. E se fôssemos incluir gêneros restritos de culturas numa sigla global, deveríamos incluir também as hjiras da Índia e outras identidades. E por isso que 2(S) é uma inclusão válida, mas apenas na América do Norte.

E kink, que são basicamente fetichistas, têm todo um histórico de perseguição e estão próximes da comunidade. No entanto, a inclusão na sigla não faz sentido algum.

Para finalizar, esses ativistas são tão tão inclusivos que nem cogitaram adicionar N de não-bináries, algo que alguns grupos virtuais anglófonos já estão fazendo. Se consideram pessoas n-b como parte do T ou se esqueceram delas, não sei dizer (estou inclinado a crer na segunda opção).

Agora, embora seja compreensível a rejeição que vi da grande maioria das pessoas LGBTQIAP+ nas redes sociais, dentro dessa parcela teve gente fazendo declarações excludentes. Gente zoando com todas as letras depois do LGBT (porque pessoas QIAP+ que se fodam), falando que a sigla reduzida LGBT é a correta ou até pedindo a volta de GLS, e zombando da visibilidade que as expansões deveriam promover.

E sabem que outra parcela da população estava tirando sarro da sigla e se aproveitando da situação para fazer chacota contra a comunidade inteira? Isso mesmo, a escória reacionária de sempre, que não perde nenhuma oportunidade de atacar a comunidade.

LGBTs excludentes e reaças, ambes a 80 km/h, quem passa primeiro pela linha da vergonha da humanidade? Valendo!

É realmente difícil pedir o bom senso da própria comunidade sendo que muites não entenderam ou não aceitam nem as expansões mais coerentes. A situação é deprimente. E tudo foi causado por uma notícia sensacionalista.

Tanto esforço e tanta atenção usades contra uma sigla que nem deveria ser levada a sério ao invés de algo bem mais produtivo e útil para a comunidade. Esse pessoal precisa rever suas prioridades.