18 de nov. de 2017

Categorias de gênero

Há quatro categorias de gênero no mundo. A grande maioria das fontes de informação disserta apenas sobre duas – cisgênero e transgênero. Aqui falarei as definições de cada categoria.

Vale ressaltar que essas categorias não são usadas como identidades de gênero em si. São classes de identidades. Não é correto, por exemplo, identificar um homem cis como apenas cis, ou uma mulher trans como apenas trans, e etc.

Cisgênero: definição para as pessoas que se identificam com o gênero designado no nascimento. Ou seja, mulheres e homens cis, que estima-se que sejam a grande maioria da população mundial. Esse termo deveria ser exclusivo para as pessoas perissexo; quem nasceu com um sexo identificável e dentro dos conceitos científicos de “sexo feminino” e “sexo masculino”. No entanto, há pessoas intersexo que preferem o termo cis.

Ipsogênero: um termo exclusivo para pessoas intersexo que se identificam com o gênero designado no nascimento. Seja a pessoa mulher ou homem, intersexos não possuem os mesmos privilégios que perissexos cisgêneros (principalmente autonomia sobre seus corpos e validação de seus sexos), por isso a necessidade de se criar um termo separado de cis.

Obs: a palavra quase nem é conhecida pela comunidade intersexo brasileira. É importante falar sobre sua existência, pois pode auxiliar na militância intersexo.

Transgênero: se refere a toda pessoa que não se identifica com o gênero designado no nascimento. É um grupo que pode ser dividido em pessoas binárias e pessoas não-binárias. As binárias são sempre aquelas que se identificam com o gênero binário que não foi designado; ou seja, mulheres e homens trans. As não-binárias representam uma enorme diversidade de identidades, possivelmente infinitas, entre elas: gênero neutro, andrógine, bigênero, pangênero, agênero etc. Há algumas pessoas não-binárias que podem se apresentar apenas como “trans não-binárix”. Pessoas trans podem ou não querer fazer mudanças corporais.

Obs1: conceitualmente, as travestis se encaixariam nessa categoria - muitas como binárias (mulheres) e algumas como não-binárias ("terceiro gênero"). Porém, há várias que não se rotulam como trans e isso deve ser respeitado.

Obs2: no Brasil ainda é muito utilizado o termo transexual. Inicialmente foi cunhado para definir as pessoas trans que desejavam e faziam mudanças corporais, principalmente a transgenitalização. Hoje em dia é mais usado da mesma forma que transgênero (a comunidade trans brasileira ainda discute a aceitação desse termo).

Obs3: muitas fontes cometem o erro de falar em três opções de gênero: homem, mulher e não-binário. Embora não-binárix seja termo guarda-chuva, reduzir todas as identidades não-binárias a uma única classe é uma forma de apagamento.

Obs4: dentro da não-binaridade há categorias que descrevem as condições de certos gêneros, como demigênero para um gênero parcial, gênero-fluído para quem transita entre dois ou mais gêneros, entre outras. Também costumam ser usadas com alguma especificação (ex: demimulher).

Gênero cultural: há algumas culturas americanas, do Oriente Médio e de outras regiões que aceitam mais de dois gêneros, sendo identidades influenciadas pela cultura. Portanto são gêneros restritos de determinadas culturas e logicamente só podem ser adotados por pessoas que cresceram nelas. Não se encaixam nas definições ocidentais de cis e trans. Exemplos incluem: hjira na Índia, two-spirit nas tribos nativas norte-americanas, muxe no México.

Qualquer dúvida basta perguntar.