12 de nov. de 2017

ENEM 2017

Este ano decidi fazer o ENEM. Houve as seguintes mudanças: a prova antes era num fim de semana, sábado e domingo; agora é em dois domingos seguidos. E antes as matérias eram dividas em Humanas e Natureza (dia 1) e Linguagens e Exatas (dia 2); agora é Linguagens e Humanas e Natureza e Exatas.

Referente às matérias, acredito que não foi muito bom fazer essa mudança. Talvez possa ter deixado as duas provas mais cansativas para um único dia (mesmo sendo em duas semanas separadas). Pior ainda para quem não é tão bom com números e lógica ou com conteúdo teórico e interpretativo, a configuração anterior ao menos dava uma equilibrada.

O tema da redação foi: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. Um tema que achei digno. Juro que não esperava.

Muitas pessoas reclamaram do tema porque surdez e pessoas surdas são assuntos muito pouco (ou nem) discutidos em escolas e na mídia em geral. E sim, isso é verdade.

Agora, nada disso era desculpa para não tentar formular um texto. Na página do tema da redação havia quatro textos que forneciam uma base para escrever. E a menos que você more numa caverna, não é possível que você não tenha noção de que pessoas surdas são invisíveis e tratadas como incapazes.

Esse tema foi excelente para conscientizar a população em geral sobre inclusão. E essa inclusão é tão urgente que até mesmo uma estudante surda relatou ter encontrado dificuldade em fazer a prova.

E como em todo ano, tivemos que assistir um show de horrores. Os atrasados? Não. A plateia dos atrasados! Sério, como tem gente que usa uma tarde de domingo para rir e zombar da desgraça de pessoas que se atrasaram por n motivos para uma prova desgastante?

Não vou entrar no mérito de discutir sobre as dificuldades das questões (especialmente Exatas) e sobre as incontáveis reprovações por motivos até mesmo banais. Só não pude deixar de notar (pelo menos na instituição em que fiz a prova) que houve um decréscimo significativo de presentes do primeiro ao segundo dia.

O ENEM precisa melhorar sim, assim como todo o sistema educacional. Tive o privilégio de ter tempo de sobra para estudar (tempo que nem aproveitei direito xD). Mas fico pensando em quem não teve esse privilégio, em quem se esgotou psicologicamente estudando, em quem não pôde acessar uma educação de maior qualidade, enfim.

Torço muito para que todxs tenham ido bem. E quem não foi tão bem, que persista em seguir o que quer. E lembrem-se: a nota não define seu valor!