8 de nov. de 2017

O infográfico do biscoito

Esse infográfico - em inglês popularizado como genderbread person foi muito divulgado e utilizado na Internet para explicar os conceitos de sexo, gênero e sexualidade. Há muitas variações por aí com diferenças gráficas e/ou nas informações.

Legal, bacana, supimpa! Lembro que na época amei esse infográfico.

(Apenas um exemplo.)

Agora vem a parte chata. Preciso revelar que ele é cheio de falhas!

Ele falha pelos seguintes motivos:

- por representar as características em partes inadequadas do corpo;
- por falar sempre pelo menos um dos conceitos de forma incompleta ou equivocada;
- por simplificar demais, o que acaba passando ideias erradas ou mesmo apagando a diversidade ao invés de mostrá-la.

Sexo biológico: sempre apontado na genitália. O erro começa aí, pois o sexo não é definido unicamente por genitália, mas também por cromossomos sexuais, hormônios e gônadas. Em seguida vem quase sempre o erro de colocar como opções "homem" e "mulher", ou ambos e "intersexual" (intersexo é o mais apropriado). Primeiro, homem e mulher são gêneros! Segundo, dizer apenas intersexo é apagar toda diversidade da intersexualidade e reduzi-la a um terceiro sexo. É importante também apresentar o conceito de perissexo.

Identidade de gênero: sempre apontada no cérebro. Não é totalmente incorreto apontá-la nele. No entanto, devemos sempre ter em mente que o gênero está expresso também na corporalidade da pessoa (ex: se a pessoa é mulher, seu corpo todo é de mulher). E quando o conteúdo não presta o imenso desserviço de colocar somente as opções binárias, coloca os gêneros não-binários como uma única categoria. Se for para explicar as categorias de gênero, quase sempre falam algo errado sobre transgêneros. Nunca vi um gráfico citando ipsogênero ou gêneros restritos de culturas.

Expressão de gênero: sempre apontada em torno da figura. Talvez seja o único aspecto apontado mais corretamente. Geralmente são dadas as opções "feminina" e "masculina". Um gráfico mais inclusivo pode adicionar "andrógina" e "neutra". No entanto, vale lembrar que há pessoas que definem sua expressão como algo fora ou além dessas quatro (ex: há gente que a define como queer).
*Nota: Há gráficos que colocam o conceito de expressão de gênero como papel de gênero. Os papéis de gênero são as funções impostas por uma cultura para homens e mulheres.

Orientação: sempre apontada no coração. Quase sempre tentam explicar o conceito de orientação sexual combinando a atração sexual com atração romântica (muito chamada equivocadamente de "orientação afetiva"). Há outras atrações além de sexual e romântica. Então se fosse abordar todas, como apontá-las? E geralmente os gráficos citam opções alossexuais - hetero, homo, bi (etc). Ademais, faz sentido apontar sexualidade no coração, como se ela fosse sempre atrelada a sentimentos? Não estaria a orientação sexual na mente e no organismo (inconsciente, sensações, reações fisiológicas, libido)?

Sei que esse infográfico veio com o nobre intuito de explicar sobre a diversidade humana de forma didática e simples. Mas tem falhas. E as falhas espalham desinformação. Isso não pode ser ignorado. Acredito que melhor que um gráfico reducionista e errôneo é uma boa e velha explicação; seja falada ou escrita.