15 de abr. de 2018

Não-binariedade: Orientações

Assim como os gêneros, há rótulos de orientações criados especificamente para não-bináries. Isso se deve ao fato de que suas atrações têm particularidades, tanto pelo gênero quanto por estarem fora das concepções sociais de relações "hétero", "gay" e "lésbica".

A identidade hétero foi criada para pessoas binárias e não contempla nenhuma pessoa n-b. Já as identidades gay e lésbica têm uma história muito importante, e atualmente estão acessíveis a pessoas de outros gêneros masculinos/femininos e que tenham atração exclusiva ou maior por homens/mulheres, assim como por gêneros iguais ou similares. Mesmo assim há outros rótulos de orientações mono.

E sobre as orientações multi, quase todas são accessíveis para todo mundo. Mas aqui haverão rótulos mais específicos também.

Segue abaixo as orientações mono e multi:



Cetero (ou Medisso): atração exclusiva por não-bináries.
*Obs: é controverso pessoas binárias usando essa orientação, pois pode facilmente ser um caso de fetichização.


Novo: pessoa gênero-fluído (ou que esteja vivenciando uma fluidez de gênero) que muda sua atração quando seu gênero muda (ex: a pessoa é bi quando agênero, ou hétero quando mulher, ou gris quando andrógine etc).


Onigay (ou Onique): pessoa que muda sua atração quando o gênero muda, de modo que ela seja sempre atraída pelo mesmo gênero que vivencia no momento.


Feminamórique (ou Femina): atração (qualquer uma) exclusiva por mulheres binárias. É uma alternativa menos controversa do que a orientação gine (que poderia ser associada à atração por vagina).


Viramórique (ou Vir): atração (qualquer uma) exclusiva por homens binários. É uma alternativa menos controversa do que a orientação andro (que poderia ser associada à atração por pênis).


Proqua: pessoa feminina que sente atração exclusiva por outras pessoas femininas. Usada por pessoas n-b que não se sentem à vontade com a conotação binária de lésbica.


Proquu: pessoa masculina que sente atração exclusiva por outras pessoas masculinas. Usada por pessoas n-b que não se sentem à vontade com a conotação binária de gay.


Martesique: atração exclusiva por homens e pessoas alinhadas com o gênero masculino.


Venusique: atração exclusiva por mulheres e pessoas alinhadas com o gênero feminino.


Terrarique: atração exclusiva por outres não-bináries e pessoas alinhadas com gêneros n-b.




Esses são os rótulos criados até agora. Se houver mais vou atualizar a lista.