29 de abr. de 2018

Pra que ser militante?

Já falei muitas vezes que ninguém tem obrigação de ser militante de qualquer causa. Bom, a princípio, ninguém é obrigade a nada mesmo. Mas agora vamos falar do contexto atual. Serei direito e reto nesse texto. Temos:

- um avanço assombroso da mentalidade conservadora e reacionária pelo mundo
- estatísticas ainda crescentes de violência e morte motivadas por ódio
- pouca eficiência, resistência e união política de pessoas e grupos progressistas
- e muita gente dos grupos minoritários alienada politicamente

Aqui vai um fato: não podemos ignorar que precisamos mais de militantes!

Não adianta chorar, não adianta protestar, não adianta tentar encontrar uma alternativa. Precisamos sim de mais pessoas militando pelas causas sociais. Todos esses fatos só reforçam isso. O cenário atual está uma merda.

A situação está tão desnorteada que quase nem consigo separar as pessoas apenas em militantes e não-militantes. Entre a população temos militantes reais, falses militantes, gente que diz não ser militante e ainda contribui com as causas, gente que apenas não se envolve, e gente anti-militância.

Mas o que afasta as pessoas da militância?

Entre muitos fatores, o mais evidente deve ser o grupo des falses militantes: não sabem discutir ou argumentar, não têm didática, têm reações exageradas, chegam a reproduzir opressões, são pessoas antipáticas, só querem ser estrelinha, enfim. Sim, essas pessoas assustam e incomodam e desanimam. Agora, usá-las para generalizar não é justo.

Aliás, generalizar me parece uma forma de negar rápido uma responsabilidade. E daí vamos a outro fator: as pessoas não querem assumir compromisso político; não querem se envolver e não querem sair de sua zona de conforto. Isso é esperado vindo de uma sociedade com uma educação precária, que não estimula o povo a conhecer política ou ter empatia peles outres.

Ainda tem gente que se ilude achando que minorias em novelas e séries, ganhando prêmios, fazendo umas músicas, alguns direitos sociais conquistados e marcas colocando arco-íris nos produtos são sinais de grandiosos avanços. São porra nenhuma!

Precisamos de mais gente se mostrando, se expondo, dizendo que faz parte da diversidade, falando sem medo tudo que passa. Precisamos de gente falando e discutindo sobre diversidade, seja nas redes sociais, na rodinha no bar, no almoço em família, nas escolas, etc. Precisamos nos envolver politicamente e colocar no poder figuras verdadeiramente progressistas, ou mesmo tentar entrar no poder nós mesmes.

É um trabalho árduo, ninguém prometeu que seria fácil. As militâncias atuais necessitam de uma reforma. E derrubar sistemas opressivos e ir contracorrente numa onda gigante de ódio e intolerância é muito difícil. Mas lembrem-se que mudanças estão acontecendo e a união faz a força (e nos dá força também).

Quem diz que as militâncias não são necessárias ou é muito ignorante sobre o cenário atual ou não se importa com as pessoas. Se for ignorância, ainda tento conversar. Se for falta de empatia, quero mais que a pessoa se exploda. O mundo agora exige coletividade, não individualismo.