12 de abr. de 2018

Reducionismo identitário

Decidi criar esta terminologia para explicar um fenômeno que ocorre frequentemente dentro da comunidade LGBTQIAP+ (e também ocorre fora, mas não importo com a opinião des héteros-cis), e atinge principalmente pessoas de atração multi, pessoas a-espectrais e pessoas não-binárias.

O reducionismo das identidades não deixa de ser uma forma de apagamento. Porém tem suas diferenças de apagamentos que visam negar ou mesmo discriminar certas identidades. 

O monossexismo, o alossexismo e o exorsexismo invalidam, respectivamente, orientações multi, orientações a-espectrais e identidades não-binárias. Isso é um apagamento. Mas o reducionismo identitário não invalida essas diversidades. Ele foca em apenas reduzi-las a identidades que são consideradas comuns, fáceis de entender, críveis ou (minimamente) aceitáveis.

Reducionistas estão sempre resumindo qualquer rótulo multi a "basicamente bi", qualquer rótulo a-espectral a "basicamente assexual", e qualquer rótulo não-binário a apenas não-binárie.

E qual é o problema de querer reduzir as coisas?

Bom, primeiramente, o desrespeito ao direito da pessoa de ser quem ela quiser e se identificar como quiser. Identidades são individuais e não devem ser controladas ou reguladas pelas outras pessoas. E vindo de uma comunidade que luta pelas liberdades individuais, é bem contraditório.

Essa atitude invalida incontáveis vivências e experiências que as pessoas podem ter. Nem todes que sentem atração por mais de um gênero vão querer usar o rótulo bi. Nem toda assexualidade e arromanticidade é estrita, limitadas à atração inexistente por toda a vida. E por que pessoas não-binárias não podem ter uma identificação própria, assim como homens e mulheres têm?

Querer encaixar as pessoas em rótulos conhecidos não deixa de ser um tipo de normalização, algo que a própria comunidade combate diariamente. Vivemos sob um sistema que normaliza só pessoas hétero cis perissexo. Quanta diversidade não deve ser apagada por isso e só agora está aparecendo? Que parâmetros usamos para decidir qual rótulo pode existir e qual é estranho demais para existir?

Reducionistas virão com discursos de que identidades novas de orientação e gênero são desnecessárias, não são acessíveis, e que não ajudam em nenhuma causa. É comum ainda dizerem que fazem a comunidade parecer uma piada. Embora seja possível encontrar bissexuais, assexuais e não-bináries que reproduzam esses discursos, podem reparar que a grande maioria des reducionistas nem pertence a estes segmentos. Coincidência?

Deixo aqui umas perguntinhas: Desnecessárias pra quem? Se não são acessíveis, o que podemos fazer para torná-las acessíveis? As comunidades que englobam essas identidades acreditam que elas não ajudam em suas causas?

Por fim, não caiam no papo reducionista. E se você for reducionista, pare com essa escrotice.