10 de mar. de 2018

Não-binariedade: Identidades

Dentro da não-binariedade existem diversos rótulos de gênero criados com a intenção de descrever experiências e vivências com as quais pessoas podem se encaixar.

Podem ser identidades ligadas à masculinidade, feminilidade, androginidade, neutralidade, ou serem algo separado dessas qualidades. E podem ser independentes da corporalidade e da expressão da pessoa.

Mas pessoas não-binárias também podem querer ter um corpo e/ou uma aparência que demonstrem a não-binariedade delas. Ou seja, podem fazer alterações no corpo com o intuito de que ele não seja classificado como um dos perissexos, e também podem ter uma aparência fora do tradicional e classificá-la como quiserem.

Embora haja muitas identidades prontas, não-bináries podem apenas dizer que são não-binárie ou mesmo genderqueer, sem querer explicar ou revelar seu próprio gênero. E também pode haver não-bináries que não tenham acesso a toda essa informação desenvolvida até o momento, e que tenham criado identidades únicas dentro de seu entendimento.

Um exemplo dessa situação é o caso que ouvi de uma pessoa de uma tribo indígena no norte do país. Ela se diz "salobra", pois associou a água doce e a água salgada com os gêneros binários, e adotou essa palavra porque se identifica como uma mistura de ambos.

Há identidades que parecem iguais ou muito parecidas entre si. Isso não deve de forma alguma ser usado para impor determinada identidade ou invalidá-la por haver outras que "também servem". A autoidentificação é totalmente pessoal. As pessoas podem adotar quantas identidades quiserem, alternar entre elas, ou mesmo mudar após um tempo.

Segue abaixo identidades disponíveis para todes que se encaixarem e queiram usá-las:



Homem não-binárie: uma identidade bem ampla que considera o conceito de masculinidade ou de ser homem útil de alguma forma. Pode ser usada por pessoas que: sentem conexão com o gênero masculino (ou com hombridade); têm um gênero próximo a ele; são de qualquer gênero, mas têm uma apresentação socialmente lida como masculina; ou preferem adotá-la no cotidiano por terem um gênero que não é aceito.


Mulher não-binárie: uma identidade bem ampla que considera o conceito de feminilidade ou de ser mulher útil de alguma forma. Pode ser usada por pessoas que: sentem conexão com o gênero feminino (ou com mulheridade); têm um gênero próximo a ele; são de qualquer gênero, mas têm uma apresentação socialmente lida como feminina; ou preferem adotá-la no cotidiano por terem um gênero que não é aceito.


Transmasculine: pessoa designada mulher no nascimento, mas que tem uma identidade masculina. Homens trans estão dentro dessa identidade e podem utilizá-la. No caso de não-bináries, essa identidade pode ser adotada se a pessoa estiver fazendo transição para um corpo socialmente lido como masculino, tiver uma apresentação e expressão definidas como de homem, ou ser de algum gênero relacionado ao masculino ou à masculinidade.


Transfeminine: pessoa designada homem no nascimento, mas que tem uma identidade feminina. Mulheres trans estão dentro dessa identidade e podem utilizá-la. No caso de não-bináries, essa identidade pode ser adotada se a pessoa estiver fazendo transição para um corpo socialmente lido como feminino, tiver uma apresentação e expressão definidas como de mulher, ou ser de algum gênero relacionado ao feminino ou à feminilidade.


Transneutre: pessoa de qualquer gênero designado que tem uma identidade neutra. Pode ser adotada por pessoas de um gênero relacionado de alguma forma com neutralidade, de qualquer gênero e fazendo transição para um corpo socialmente lido como neutro, ou de qualquer gênero e tiver uma apresentação e expressão definidas como neutras.


Proxvir: um gênero relacionado ao masculino, mas totalmente único e separado dele.


Juxera: um gênero relacionado ao feminino, mas totalmente único e separado dele.


Mascugênero: uma identidade não-binária essencialmente masculina, relacionada com a masculinidade, não necessariamente ligada ao gênero masculino binário.


Femigênero: uma identidade não-binária essencialmente feminina, relacionada com a feminilidade, não necessariamente ligada ao gênero feminino binário.


Andrógine: geralmente é um gênero entre o masculino e feminino, uma mistura entre ambos. Essa mistura pode ser igualitária ou desigual. Pode ser também um gênero entre dois gêneros quaisquer.


Gênero neutro: um gênero que não é nem masculino ou feminino, ou que pode ser um equilíbrio entre ambos.


Neutrois: atualmente é usado para definir um gênero neutro. Mas pessoas neutrois também podem dizer que seu gênero é: separado dos binários, nulo, ou inexistente.


Ambonec: um gênero que é masculino e feminino, mas nenhum dos dois ao mesmo tempo.


Epicene: uma identidade ampla que sempre envolve uma qualidade andrógina não-especificada.


Ceterogênero: um gênero que tem uma relação específica com feminilidade, masculinidade ou neutralidade. Se a pessoa flui entre essas três qualidades, ela pode se identificar como ceterofluída.


Demigênero: um gênero parcial. Pode ser alguém que tem dois ou mais gêneros ao mesmo tempo; que tem um determinado gênero, mas não pertence inteiramente a ele; e quem é gênero-fluído, e passa um tempo sendo de certo gênero. Costuma ser descrita como demi[insira o gênero].

(Bandeira demimenino)

Magigênero: a maior parte de um gênero. Pode ser alguém com mais de um gênero, mas um deles é "maior" que os demais; alguém gênero-fluído, mas um gênero se manifesta por um período maior de tempo; e alguém que não tem inteiramente um gênero, apenas uma grande parte dele. Costuma ser descrita como magi[insira o gênero].

(Bandeira magimenina)

Nanogênero: uma pequena parte de um gênero. Pode ser alguém com mais de um gênero, mas um deles é "menor" que os demais; alguém gênero-fluído, mas um gênero se manifesta por um período curto de tempo; e alguém que não tem inteiramente um gênero, apenas uma pequena parte dele. Também pode ser usada para definir uma conexão muito fraca com um gênero. Costuma ser descrita como nano[insira o gênero].

(Bandeira nano-nb)

Bigênero: alguém que tem dois gêneros, podendo alternar entre eles ou vivenciando-os ao mesmo tempo. O tipo mais conhecido de bigênero é homem/mulher, mas pode haver tipos em que uma parte é um gênero binário ou ambas são não-binárias.


Trigênero: alguém que tem três gêneros, podendo alternar entre eles ou vivenciando-os ao mesmo tempo.


Poligênero: alguém que tem vários gêneros, podendo alternar entre eles ou vivenciando-os ao mesmo tempo.


Pangênero: alguém que experiencia uma grande multiplicidade de gêneros, mas dentro de seu entendimento, sua experiência de vida e sua(s) cultura(s); podendo incluir gêneros ainda desconhecidos ou mesmo infinitos gêneros. Os gêneros podem ser vivenciados ao mesmo tempo ou a pessoa pode fluir entre eles. Não é alguém com "todos os gêneros", pois isso não é possível (por exemplo, há gêneros específicos de neurodivergentes, de intersexos, e de culturas).


Gênero-fluído: pessoa que muda periodicamente entre dois ou mais gêneros. Pode ser uma identidade por si só ou uma categoria não-binária. Há incontáveis tipos de gêneros-fluídos.


Gênero-fluxo: pessoa que sente mudanças na intensidade do(s) seu(s) gênero(s), indo de presença à ausência de gênero. Há incontáveis tipos de gêneros-fluxos.


Fluxofluíde: pessoa cujos gêneros mudam periodicamente, assim como a intensidade deles.


Mascufluíde/Marfluíde: ume gênero-fluído que muda entre gêneros sempre ou quase sempre masculinos.


Femifluíde/Venufluíde: ume gênero-fluído que muda entre gêneros sempre ou quase sempre femininos.


Eafluide: ume gênero-fluído que muda entre gêneros que nunca são os binários.


Paragênero: uma identidade próxima de um gênero, mas não sendo exatamente esse gênero. Pode ser descrita como para[insira o gênero próximo].


Egogênero: um gênero único da própria pessoa, que não pode ser explicado.


Maverique: um gênero totalmente independente de masculinidade, feminilidade, androginidade ou neutralidade. Pessoas desse gênero compartilham sensos de autonomia (por ser um gênero independente) e convicção (por ser um gênero que existe).


Aporagênero: um gênero totalmente separado dos espectros e das variações de masculino, feminino, andrógino e neutro. É um gênero existente e único.


Aliagênero: um gênero fora das descrições e diretrizes comuns de gênero.


Pomogênero: uma identidade onde a pessoa rejeita ou não se encaixa em nenhum dos rótulos disponíveis. A pessoa apenas sabe que não é cis, optando em não se identificar ou não sabendo especificar seu gênero.


Agênero: ausência de gênero, ou por não se identificar com nenhum ou por rejeitar o conceito e a existência de gênero.


Libragênero: pessoa agênero que sente conexão com algum gênero, seja ela fixa ou fluída. A pessoa pode se apresentar como [gênero que sente conexão] agênero.

(Bandeira librandrógine)

Apogênero: pessoa agênero que também sente estar totalmente fora da concepção de gênero.


Antigênero: um gênero que só existe porque está em oposição a um gênero existente (não inclui a ideia de "gêneros opostos"; por exemplo: um anti-homem não é uma mulher). Geralmente é descrito como anti-[insira o gênero ao qual se opõe].

(Bandeiras antimenino e antimenina)

Intergênero: um gênero influenciado por intersexualidade. Pode ser uma identidade por si só ou uma descrição de que a pessoa é de tal gênero por ser intersexo.


Neurogênero: um gênero influenciado por neurodivergência. Pode ser uma identidade por si só ou uma categoria não-binária. Existem vários neurogêneros.




Ainda há muitas outras identidades disponíveis. Falarei mais sobre elas no futuro. Aguardem!