8 de ago. de 2018

O que faltou...

Estou meio sem o que falar no momento, então vou compartilhar algo que estive pensando faz um tempo. Sobre coisas que acredito que faltaram por aqui.

Nesse meu contato com os ativismos sociais, percebi que as pessoas, preocupadas com o bem-estar geral, recorrem muito a um recurso chamado AC: alerta de conteúdo (ou em inglês, CW; content warning).

Para quem não sabe, um AC serve para avisar com antecedência sobre os temas de um texto. Os ativismos sociais tratam de gente e grupos alvos de opressões. Ler um relato que envolva uma opressão pode ser um gatilho, algo que possa deixar a pessoa ansiosa, depressiva, nervosa, enfim.

Acredito que não abordei tantas coisas pesadas aqui e com frequência, mas agora me arrependo muito de não ter colocado alertas nos meus textos. Tá, ninguém nunca reclamou, porém isso é importante. Não sei o estado mental de quem está lendo algo meu.

Outra coisa que faltou é maior inclusividade com pessoas deficientes visuais. Está se tornando cada vez mais comum descrições de imagens e gifs. Se bem que não sou muito de colocar imagens nos artigos. Mas também considero importante.

A descrição é para leitores de tela, que assim vão reconhecer as palavras e ditá-las para a pessoa, pois esses programas de computador não conseguem ler imagens.

Não posso vir aqui e dizer que esse blog é para todes se não estou pensando em todes.

Não estranhem os recursos AC e descrição de imagem a partir de hoje. E se forem produtories de conteúdo, recomendo que os utilizem também. Vamos espalhar essas práticas.