27 de ago. de 2017

Tipos de atrações

Muito se fala sobre atração sexual. Mais recentemente a atração afetiva, até então colocada junto com a sexual, começou a ser discutida.

As comunidades assexual e arromântica, dentro de sua diversidade de vivências e experiências, nos trouxeram uma luz sobre os diferentes tipos de atração que o ser humano pode sentir. Segue abaixo essas atrações:



Sexual: o desejo sexual, a vontade de ter relações sexuais com a pessoa. Pode ser uma atração rápida baseada em características perceptíveis (o corpo, a genitália etc) ou pode ser desenvolvida com o tempo, de acordo com a convivência e conexão emocional.

Romântica: o sentimento romântico, a vontade de namorar, ter uma relação amorosa com a pessoa. Também pode ser imediata ou desenvolvida. Na maioria das pessoas é igual à atração sexual, mas pode ser diferente.

Estética: admirar a aparência física de alguém, achar a pessoa bonita, mas sem querer namorar e/ou transar.

Sensual: é a vontade de ter contato físico, sendo esse contato carinhoso (abraços, beijos, toques), mas sem ser sexual.

Platônica: querer uma amizade profunda, com uma conexão emocional mais intensa que as amizades comuns, mas sem um envolvimento romântico. Pessoas arromânticas tendem a desenvolver uma relação chamada "queerplatônica" que se encaixa nessa categoria.

Alternativa: ter vontade de uma aproximação emocional ou familiaridade forte, geralmente descrita como uma atração entre a romântica e a platônica.

Intelectual: quando o interesse é despertado pelo intelecto da pessoa, por seus conhecimentos e capacidades cognitivas. Com isso vem o desejo de interagir intelectualmente com a pessoa.

Emocional: voltada à personalidade da pessoa, gerando o desejo de conhecê-la. Geralmente antecede relações amorosas e sexuais.



Existem várias formas de uma pessoa atrair-se por outra(s) pessoa(s). Todas estão dentro de nós e podemos experimentá-las ao longo da vida, mesmo sem perceber. E você, já experimentou todas?