17 de out. de 2018

Dia Internacional dos Pronomes

Descobri hoje mesmo que o dia de hoje, 17 de outubro, foi proclamado como o Dia Internacional dos Pronomes. Uma iniciativa feita para promover o respeito às linguagens pessoais, um tópico importante para as pessoas trans e não-binárias e pessoas fora dos padrões ocidentais de gênero.

O dia foi feito com o intuito de empoderar esses grupos e trazer conscientização sobre o respeito ao pronome pessoal. A ideia surgiu após uma pesquisa sobre os efeitos positivos na saúde mental de pessoas trans ao terem o nome respeitado.

Uma grande quantidade de línguas atualmente tem pelo menos dois pronomes, ambos marcando gêneros feminino e masculino. Faz parte da luta diária de pessoas trans binárias terem o pronome que "não foi designado" a elas respeitado.

Se falar em respeito aos dois pronomes que se referem aos gêneros binários - presentes e validados no mundo inteiro - ainda é um desafio, um desafio maior é falar dos neopronomes; de pessoas NCLs em geral. 

Apesar de ser proclamado como dia "internacional", preciso pontuar que nem todos os países seguem o mesmo modelo de linguagem. Por isso daí surgem demandas diferentes para as pessoas cisdissidentes dependendo do país.

Há países como China, Estônia e Finlândia em que não há pronomes associados a gêneros; existe apenas um pronome para todes. Nesses países pode não haver preocupações com pronome, mas ainda há outras palavras que marcam gênero e, portanto, ainda há brecha para maldenominação.

Países da anglosfera têm uma linguagem resumida a pronomes, enquanto países da lusosfera (Brasil, Portugal, Espanha etc) possuem uma linguagem mais elaborada divida em artigos, pronomes e finais de palavra. Sobre a anglosfera, pronomes "neutros" e neopronomes estão começando a aparecer e ser discutidos - isso está mais evidente nos EUA.

Falando especificamente da lusosfera, podemos ter uma diversidade bem maior de linguagem além dos neopronomes. Além de reconhecê-los, é necessário também reconhecer outros artigos (e, le, y etc), assim como outros finais de palavra (e, i, u etc). E com isso temos muitas possibilidades de conjuntos formados.

Embora eu admire a iniciativa desse dia, ressalto que precisamos separar essas demandas, analisar cada estrutura da língua de cada país, e assim discutir apropriadamente como as discriminações de gênero - cissexismo, exorsexismo e binarismo - podem atuar e como podem ser combatidas.

Se os pronomes ganharam um dia específico, acredito que seja um bom sinal. Vamos aproveitar essa visibilidade, e aproveitar as portas que podem ser abertas para o debate e a conscientização.

(Descrição de Imagem: A mensagem "Todos os pronomes são válidos e devem ser respeitados", com muitos pronomes espalhados ao redor, logo abaixo as hashtags International Pronouns Day e Dia Internacional dos Pronomes, e as bandeiras trans e não-binária nos cantos superior esquerdo e inferior direito, respectivamente).