6 de abr. de 2016

Peitos

Opa! Que título é esse? Algumas pessoas podem achar interessante, outras podem achar ofensivo. Mas sim, galera, hoje vamos falar sobre peitos.

Os peitos femininos são polêmicos até os dias atuais. O motivo disso? Meras questões culturais e religiosas. Não há um motivo verdadeiramente racional que justifique uma parte da anatomia humana ser vista como polêmica; corpo é algo perfeitamente natural.

O seio feminino era normalmente censurado quando aparecia em obras cinematográficas. Ganhou espaço nos tempos recentes, aparecendo livremente em filmes e até novelas. Mesmo assim ainda há muito tabu sobre o tema, o que é uma grande hipocrisia, especialmente aqui no Brasil, onde no carnaval mulheres aparecem completamente nuas na TV, mas a nudez é adornada com pintura e arte.

O único lugar em que peitos foram sempre permitidos e muito bem-vindos é no mundo pornográfico. O patriarcado aceita os peitos enquanto num contexto erótico, feito para satisfazer o público masculino. Quando o contexto é diferente - um topless na praia ou uma simples amamentação - isso ataca o patriarcado, ataca sua objetificação do corpo feminino.

Essa ideia de erotização dos peitos nos faz reconhecê-los como órgãos sexuais. E por que seriam, visto que sequer participam na reprodução? Essa visão furada é mais uma construção social. Em sociedades indígenas as mulheres ficam com os peitos de fora, como todo mundo. Ninguém fica encarando, ninguém assedia. Qual é a diferença da cultura indígena para a cultura urbana moderna? A visão que criam do corpo humano!

Uma sociedade patriarcal molda as pessoas para serem machistas. Homens são ensinados a verem os peitos como órgãos sexuais e de uma maneira sexualmente compulsiva. E mulheres são ensinadas a esconderem os peitos para evitarem transtornos e até abusos (afinal qualquer ataque é culpa delas, segundo a sociedade ¬¬).

E os peitos masculinos? Bom, eles existem, de certa forma. Apenas são mais retos ou menos volumosos. E, claro, são permitidos de se mostrar. Eles aparecem na rua, na praia, na mídia, enfim. Ninguém polemiza. Qual é a diferença? Só se for o tamanho.

E uma última observação: o problema real não está nos peitos serem vistos, e sim como são vistos. O corpo masculino é admirado por quem atrai, e a mesma coisa sempre ocorrerá ao corpo feminino. Dar uma olhadinha não é pecado. O erro está na erotização, na malícia. E esse mesmo erro estimula o assédio, que acontece mesmo com os peitos escondidos.

Precisamos deixar os peitos livres dessas restrições.
Direitos iguais a todos os corpos!
Desconstruir o patriarcado é libertação; libertar o espírito, a mente e o corpo.