16 de abr. de 2016

Luz e Trevas

Quando estou imerso em meu mundo, fico filosofando comigo mesmo sobre diversos temas.

Um dia parei para refletir sobre o conceito de Luz e Trevas. Eu até acredito que realmente ambas existem em nós, no mundo, ao nosso redor. Se bem que as pessoas, creio, são complexas demais para serem separadas em "pessoas da Luz" e "pessoas das Trevas".

Nada e nem ninguém é 100% Luz ou Trevas. Aqui não existe 100%. Apenas existem porcentagens variadas, onde uma pode ser mais que a outra. Talvez até exista um equilíbrio.

Fisicamente falando, a luz é um fenômeno eletromagnético, composta por partículas chamadas fótons, que agem simultaneamente como partículas individuais e como uma onda de energia. As trevas, ou melhor, a escuridão é apenas a ausência da luz (ou até podemos dizer a ausência de cores).

O conceito de Luz e Trevas é basicamente o mesmo de Bem e Mal. Apesar que quando aplicamos o conhecimento do Yin-Yang, vemos que não apenas o 100% é inexistente como também o quão limitante é separar tudo entre bom e ruim. Segundo o Yin-Yang, a própria Luz tem uma fração de Trevas dentro dela, assim como as Trevas também têm uma fração de Luz.

Seria loucura dizer que dentro da Luz há coisas positivas e negativas, assim como nas Trevas há coisas negativas e positivas? A cada dia acredito que não é.

Foi então que parei para pensar: nós tratamos Luz e Trevas como duas forças separadas. E talvez isso esteja errado. Não há de fato essas duas forças. Tudo no Universo funciona a base de proporções de Luz. Onde há maiores proporções, definimos mais como Luz. E onde há menores, definimos mais como Trevas.

Aqui não medimos Luz ou Trevas. Só medimos a quantidade de Luz. Apenas Ela é o parâmetro de comparação. O mesmo vale para o mundo físico; não existe uma força da natureza específica para Trevas, ou melhor, para a escuridão.

Por isso mesmo que eu adoro o sistema de alinhamentos dos jogos de RPG. Eles não separam as personagens entre boas e ruins, mas sim em muitas categorias, que não são nada mais que proporções diferentes de Luz.

No fim das contas, tudo que existe no Universo se baseia em Luz.