5 de dez. de 2018

Pronome neutro

Leio com certa frequência em descrições de perfis de pessoas não-binárias: "pronome neutro".

Apenas isso. Que a pessoa usa ou aceita pronome neutro.

E então me vem na cabeça: "Qual pronome neutro?"

Posso falar por experiência que até entre pessoas trans e não-binárias existe certa ignorância em relação ao que é e como funciona um pronome, assim como linguagens em geral.

Sem perguntar diretamente à pessoa, não tenho como afirmar precisamente o que ela quer dizer com pronome neutro. E talvez possa ser incômodo fazer isso.

Afinal, na língua padrão não existe oficialmente um pronome neutro, apenas os pronomes ela e ele, categorizados respectivamente como feminino e masculino.

Isso não impede pessoas de os usarem como neutros, pois, de acordo com as normas, a qualidade masculina também é usada para neutralidade; por isso, "ele" pode ser um pronome neutro. E "ela" pode ser neutro por associação com a palavra pessoa.

Agora, quantas pessoas pensam dessas formas? Não sei dizer.

É comum pessoas acharem que artigo e final de palavra são pronome. E também muito possível que a sintaxe neutra da língua padrão - o modo mais neutro de falar sem marcadores de gênero - é "pronome neutro".

Considerando que a pessoa se refere aos neopronomes como pronomes neutros, temos aí uma outra questão: é errado ficar classificando pronomes.

Damos aos pronomes a qualidade que queremos, e isso é válido apenas para nós mesmes. Ou seja, se quer ainda enxergar pra si ela e ele como feminino e masculino, você pode. Mas temos que parar de dizer que esses pronomes são universalmente dessas qualidades.

Tem muita gente, especialmente não-binária, que deseja usar esses pronomes por outros motivos e sem querer associá-los com feminilidade ou masculinidade, que pode ser os casos de pessoas agênero, gênero neutro, e de outras identidades sem relação com essas qualidades.

Se a ideia aqui é que todo pronome fora ela ou ele é obrigatoriamente neutro, isso é errado de todas as formas. E continua sem dizer nada. Qual é exatamente o seu pronome "neutro"? Elx? El@? Elu? Ile? Podem ser vários.

Por isso que necessitamos muito explicar sobre os elementos das linguagens e apresentar esse modelo que estive falando tanto aqui, o modelo artigo/pronome/final de palavra. Dizer que usa pronome neutro é muito vago e pode ainda estar equivocado.

Não diga que usa pronome neutro. Diga apenas seu pronome. Ou melhor, sua linguagem.