4 de fev. de 2017

Linguagem neutra

A língua portuguesa quase não vive sem gênero. Ao contrário de outras línguas, como o inglês, a nossa dificilmente não faz distinção de gêneros ou não os utiliza nos vocábulos e frases. Daí vem aquela perguntinha: como ficam as pessoas não binárias no idioma?

Na Internet colocamos x ou e nas palavras com gêneros, até modificamos outras em que mudar a última letra não é suficiente. Porém, essa tática tem suas desvantagens e a grande maioria das pessoas não entenderia isso. E, se for publicar um livro, editoras não aceitariam "todxs" ou "amigues".

Como incluir pessoas não binárias na sua comunicação, seja verbal ou escrita? Vou falar sobre alguns métodos para tornar sua fala/escrita mais neutra.

1- A palavra de ouro para neutralidade é 'pessoa'. Não quer falar o gênero? Fala pessoa. Não sabe o gênero? Fala pessoa. Não quer usar o masculino para se referir a uma multidão ou ainda separá-la em homens e mulheres? Fala pessoas. Outras palavras neutras são indivíduo(s) e pessoal.

2- Uma forma de deixar um texto mais neutro é evitar adjetivos com gênero. Se eles são derivados de verbos, use-os. Saiba utilizar também substantivos e advérbios. E, quando necessário, corte palavras, escreva diferente. Pense em alternativas.

- João estava evidentemente exausto. Sentado na cadeira, ficou lá por horas.
- A exaustão era evidente em João. Sentou-se na cadeira e assim ficou por horas.

- Maria caminhou eufórica. Naquele dia estava mais bela que no dia anterior.
- Maria caminhou euforicamente. Naquele dia sua beleza estava maior que no dia anterior.

- Alex estava muito preocupada com a questão ambiental.
- Alex mostrava muita preocupação com a questão ambiental.

- Kim estava perdido, sem saber o que fazer.
- Kim não sabia o que fazer.

3- Felizmente pode-se utilizar diversos adjetivos "sem gênero", tais como: forte, inteligente, carente, inocente, profissional, amável, inútil, e assim por diante. Há uma variedade desses adjetivos, basta procurar.

4- Evitar uso de artigos (o/a) e fazer uso de preposições e pronomes neutros, como "de" e "lhe". Exemplos: Ariel tem dois cachorros / Fomos na casa de Marcos / Você podia ter lhe contado isso.

5- Profissões que tenham distinção de gênero acabam tendo que ser alongadas:

- Taylor era formada como professora de geografia.
- Taylor tinha formação em licenciatura em geografia.

Ou a frase pode ser escrita de outro modo:

- Ligaram para Lian, que era mecânico, para concertar a pia.
- Ligaram para Lian, que trabalhava com mecânica.

Usar uma linguagem neutra requer técnica e conhecimento em alternativas de expressão das frases. Por causa de nossa língua, a neutralidade tem seus limites. O texto pode ficar mais extenso do que seria. É um desafio.

Esse é meu "tutorial" sobre neutralidade na língua portuguesa. Espero que tenham gostado e aprendido, pessoas.