23 de fev. de 2017

Geração mimimi

"Ai, essa geração mimimi é foda, né. Hoje em dia não se pode fazer piada, não pode falar isso ou fazer aquilo, tudo é preconceito, tudo é opressão, agora eu sou opressor, tá foda viver atualmente."

Quem nunca leu ou ouviu isso por aí?

Caramba, como os tempos atuais são um mar de sofrimento para essas pessoas, né? Fico com tanta dó, quase escorre uma lágrima aqui.

Coitadas dessas pessoas, que dó, que dó. Não pode mais fazer piada com o gay, não pode zoar o cabelo do negro, os manos não podem nem chegar pegando na cintura das minas. Ai, essas minorias malvadas que querem privilégios e problematizam tudo. A gente tem até medo de se expressar livremente na Internet, vai que nos processam.

Ok, falando sério agora. Já pararam para observar quem mais reclama do mimimi? O público que prevalece são homens heterossexuais e cisgêneros, brancos, de classe média ou alta. A maioria é religioso, normalmente cristãos. Curioso, não?

Mas por que o mimimi "oprime" tanto essas pessoas?

Classes majoritárias sempre tiveram seus direitos garantidos, sempre foram aceitas pela sociedade, nunca sofreram qualquer tipo de discriminação por suas características, e sempre tiveram liberdade de ser e viverem como querem.

Classes minoritárias ainda precisam lutar por direitos básicos, ainda sofrem repreensão social apenas por serem o que são, existe todo tipo de discriminação e cometida diariamente contra elas, e não têm a mesma liberdade que a maioria. Só não enxerga quem não quer.

Preconceito em todo lugar? Sim, está todo lugar, do nível mais agressivo até o mais sutil. Nos acostumamos tanto a reproduzir vários preconceitos que é difícil admitirmos. Que tal começar a enxergar as coisas de outro jeito ao invés de chamar tudo de mimimi. Que tal ouvir ao invés de chamar tudo de mimimi? Que tal questionar um pouquinho sua vida, a sociedade e o sistema antes de falar "ai, isso é mimimi"?

Seria mais prestativo para si e para o mundo do que ficar chorando porque não pode fazer piada com uma minoria, fazer escândalos porque te repreenderam por algo que disse ou fez, escrever textão contra o "politicamente correto", e ainda inventar opressões (heterofobia, misandria, racismo reverso etc). E depois as minorias é que ficam de mimimi, né?

A geração mimimi existe. E não são as minorias sociais e nem quem as apoiam.

Paz!