29 de jul. de 2018

Para que tantos rótulos?

Muita gente adora perguntar atualmente: pra que tantos rótulos? Sejam pessoas LGBTs (sim, só os quatro segmentos), e até pessoas hétero-cis de fora da comunidade.

É comum falarem isso pra qualquer identidade que vá além de LGBT. Como se os quatro segmentos fossem suficientes, como se fossem o resumo da diversidade humana fora do padrão hétero e cis. Passou disso é demais.

Vindo da própria comunidade de pessoas marginalizadas e que lutaram por identidade é preocupante. Uma de nossas bandeiras é a liberdade individual; o direito de se rotular/identificar como quiser está dentro disso.

Afinal, por que existem tantos rótulos? Por que inventaram tantos? E por que continuam inventando?

A resposta mais simples é: existe uma diversidade gigantesca de experiências e vivências, e nem todas elas vão se encaixar em rótulos que já existem, assim como rótulos gerais são insuficientes para descrever certas pessoas.

Toda identidade (desde que não tenha algum viés problemático ou opressivo) deve ser respeitada. Não podemos simplesmente resumir ou recusar identidades para "facilitar", para "que nos levem a sério", entre outros motivos sem sentido que jogam uma responsabilidade nas identidades que nem é delas.

Rótulos mais específicos também ajudam pessoas a adotarem rótulos gerais e se entenderem melhor. Por exemplo, uma pessoa com uma atração fluída entre gêneros binários e alguns não-binários pode encontrar um rótulo mais específico e descobrir que o rótulo bi também serve para ela.

Falando de um sistema que normaliza heterossexualidade, cisgeneridade, expressões de gênero, relacionamentos e corporalidades, criar trocentos rótulos é uma forma prazerosa de desafiar esse sistema. Até porque também adoro identidades. Acho válido seguir esse caminho de que "o ser humano é muito complexo e essa complexidade merece incontáveis termos".

Sobre pessoas sem rótulos ou que rejeitam rótulos, acredito que elas e pessoas que se rotulam possam entrar num acordo, no momento em que estão desafiando esse mesmo sistema. A diferença é que esse grupo prefere lutar por respeito e liberdade sem usar "classificações". Não se rotular também está dentro da liberdade individual e é uma luta válida.

Ninguém está exigindo que também decorem todos os rótulos existentes. Glossários estão aí para isso. Você pode fazer uma listinha e levar no bolso. A questão é: respeite os rótulos, mesmo que não sejam úteis a você.

[Descrição de imagem: 35 bandeiras de orgulho de 
identidades mais populares e menos conhecidas.]