19 de mai. de 2018

Não-binariedade: Elementos

Outro conceito formulado para explicar experiências e identidades não-binárias é o de elemento de gênero. O elemento é uma característica que de alguma forma interage com o próprio gênero, algo conectado a algum conceito - masculinidade, feminilidade, etc. Pode também interagir com a expressão de gênero da pessoa.

Pode ser bem útil para pessoas que tem um gênero e/ou uma expressão de gênero ligades a uma qualidade, mas sentem em seu íntimo uma qualidade diferente (ex: uma pessoa agênero com expressão masculina, mas que se sente feminina, alguém próxime da feminilidade).

Lembrando que esses termos não são identidades em si, apenas descrições que podem ser usadas para explicar melhor toda a identidade de gênero da pessoa. É um conceito acessível também às pessoas binárias (ex: um homem afeminado pode ser uma pessoa com elemento de gênero feminino, mesmo tendo identidade de gênero masculina).



Ferviane: um elemento que é masculino ou relacionado com masculinidade.


Eluviane: um elemento que é feminino ou relacionado com feminilidade.


Telusiane: um elemento que não é masculino, feminino, ou xenino. Pode ser usado para um elemento neutro, mas não se limita somente a isso.


Ventuliane: um elemento que não é bem definido. Pode ser algo fluído, que muda constantemente; ou algo tão vago que não pode ser identificado.


Alteriane: um elemento que é xenino, ou seja, não está relacionado com as concepções comuns de gênero.


Vociviane: pessoa que não tem ou rejeita elementos.




E por hoje é só!