12 de mai. de 2018

Cidadão de bem

Mis parentes tiveram contato por muitos anos com uma pessoa que resume esplendidamente o famigerado cidadão de bem. Não queria falar dele, mas não há como. Ele traía a esposa, teve um filho fora do casamento, já deixou a mãe doente sozinha dentro de um carro por horas, xinga a própria filha de gorda o tempo todo, e já comprou um juiz para se safar de um processo.

E aí fica no Facebook postando mensagens de amor para a esposa falecida e compartilhando conteúdo espírita. Junto com tudo isso faz ainda os típicos discursos reacionários, além de apoiar um conhecido político fascista. Como ele já se chamou? Isso mesmo: cidadão de bem.

"Ah, mas não podemos generalizar."

Na boa, generalizo sim porque até agora não vi uma única pessoa que se dizia "de bem" que não fosse desprezível igual ao sujeito que tive o imenso desprazer de conhecer.

Quando falam cidadão de bem estão falando de qualquer gênero. Mas não farei questão de usar neolinguagem para esse tema. Faço questão de usar a palavra masculina considerando que a grande maioria que faz esse discurso é homem cis.

O pacote do cidadão de bem inclui ser:

- cristão e anti-"comunismo" (dar tudo que tem aos pobres é uma ideia bem capitalista, né?)
- a favor da família tradicional (mesmo traindo cônjuge e destratando a própria família)
- contra a corrupção (mesmo votando em figuras corruptas e praticando certas corrupções)
- armamentista (mesmo não tendo treinamento e autocontrole até numa conversa de bar)
- "pró-vida" e a favor da pena de morte (foda-se a lógica)
- contra direitos de minorias (bom, a grande maioria é homem hétero-cis branco, né?)
- defensor de espancar criança pra educar (mesmo a pedagogia internacional sendo contrária)

Lindo pacote, né? E ainda vem amarrado com um laço vermelho, da mesma cor do sangue das pessoas que os discursos de ódio dos "cidadãos de bem" derramam.

O cidadão de bem é um personagem que reflete perfeitamente tudo de podre das gerações anteriores, tudo de ruim que agora está saindo escandalosamente. E um fato histórico tragicômico para finalizar: "cidadão de bem" era o nome de um jornal da Ku Klux Klan onde atacavam direto a população negra com discursos baseados na Bíblia.

Dica: fujam dessas pessoas que falam que são "um cidadão de bem". Cidadão até são, mas de bem... nem aqui, nem num universo paralelo.