20 de jan. de 2016

Game: Tomb Raider: Anniversary

("I trust my instincts")

Eu acompanhei o lançamento desse game. Fiquei muito empolgado na época. Eu e um amigo meu pagamos por ele e o dividimos. Mais tarde comprei meu próprio CD para o PS2 porque... bem, nunca fui bom em dividir hahaha. Depois de ter jogado Tomb Raider Legend, esse me ofereceu uma experiência nova e memorável.

A história é a mesma do primeiro jogo, pois este é um remake do mesmo. Lara Croft é uma arqueóloga e exploradora famosa no mundo por suas descobertas. A empresária de uma indústria de tecnologia, Jacqueline Natla, contrata Lara para averiguar uma cidade peruana antiga. A jornada de Lara acaba se tornando uma busca por três partes de um artefato chamado Scion, que pertenceu a três governantes da lendária Atlântida. Lara é levada para ruínas na Grécia e no Egito e, conforme vai prosseguindo em sua nova aventura, ela descobre sobre a verdade da destruição de Atlântida e que planos obscuros Natla tem em mente.

Primeiro de tudo, vou confessar que nunca joguei o primeiro Tomb Raider. Porém, vi gameplays do jogo, e por isso compreendo o motivo de seu sucesso na época. Os grandes cenários para explorar, os segredos, a adrenalina, tudo isso tornava o jogo imersivo. Felizmente, o remake conseguiu manter essas qualidades, embora tenha suas inovações e mudanças. O jogo parece ter dado uma leve reduzida no tamanho das fases em comparação ao original e adicionou mais cenas sobre o enredo.

Sendo um remake, logicamente os gráficos do jogo são melhores que os do original. Mas, como eu disse, as fases continuam sendo grandes. Todos os ambientes são belos e detalhados. Pode-se ficar muito tempo vasculhando as fases, não apenas para encontrar itens escondidos, mas também para coletar artefatos. A trilha sonora é única e cada música combina com a fase e a situação. O jogo trouxe do Legend as "cenas de ação rápida", onde é preciso apertar os comandos exigidos para Lara poder sobreviver. Lara também volta às origens e enfrenta somente animais e criaturas. Porém, uma adição interessante que fizeram foi ela demonstrar culpa por matar uma pessoa (isso ocorre quase no final, numa cena de ação rápida) e questionar seus valores, o que a personagem nunca havia feito nos jogos antigos.

Considero esse game como um dos melhores remakes que já fizeram numa franquia. E também um dos melhores da nova geração de Tomb Raider. O jogo está disponível para muitas plataformas, e recomendo para todxs, mesmo para quem não conhece a franquia.