2 de jan. de 2019

1964 não! 2019!

AC: menção à ditadura e morte, violência, fascismo.



Muita gente (incluindo eu) entrou nessa onda de dizer que voltamos a 1964. Bem, embora tenhamos motivos para acreditar nisso, eu vos digo: não, não estamos mais em 1964, nem simbolicamente. Estamos no ano de 2019.

O governo atual já mostrou em apenas dois dias que linha vai seguir. A tendência é piorar. Talvez melhore, talvez estacione. Talvez não mesmo. Mesmo que o governo não toque nos direitos dos grupos marginalizados, temos uma horda de fascistas na sociedade se sentindo validada para falar e fazer o que quer. 

Após o resultado o segundo turno, os movimentos sociais e pessoas dos grupos marginalizados fizeram barulho e mostraram o início de uma grande união. Foi algo maravilhoso de se ver. E eu gostaria muito que a frase de efeito "ninguém solta a mão de ninguém" se mantivesse em efeito. Pena que já vi pessoas soltando mãos por aí (incluindo a minha).

Não duvido que haverá ataques vindos do "presidente" (não, não o reconheço), de ministres dele, de várias pessoas de altos cargos políticos. E sim, temos muites opositories de grandes instituições. Vão tentar nos apagar, nos silenciar, nos aterrorizar, nos demonizar, e nos matar como puderem.

Mas nem por isso vamos desistir! Sobrevivemos a tempos piores. 1964 ainda foi pior que isso que passamos. Há muita gente boa no congresso do nosso lado. A maioria não quis um fascista. Temos que nos proteger, nos dar apoio, reunir forças. Teremos sim que confrontar, sair da zona de conforto, nos manifestar.

O que estamos passando não é uma situação piorada. É apenas a situação que sempre foi, mas estava camuflada ou distorcida. Sempre tivemos alvos nas costas. Agora podemos vê-los bem grande. E agora quem mira em nós está berrando sem medo aos quatro ventos que está mirando em nós. Isso é bom, por um lado. Bom saber quem é nosse inimigue.

Chegou o momento da verdade e das revelações. Chegou o momento da maior luta. Todes nós apenas fomos convocades formalmente agora.

Não quero criar pânico, de verdade. Só que não vou vir aqui com falsas esperanças e palavras positivas que nem eu acredito. Não queremos um novo ano de 1964. Então não deixaremos isso acontecer! A resistência veio para isso e vai continuar! E vai crescer mais ainda! Seremos resistência por quatro anos. Já somos há décadas; podemos ser por esses quatro próximos anos.

Existimos e resistimos! Nosso ano não será 1964! Será 2019, assim como deve ser!