10 de jan. de 2018

Terminologias novas e inclusivas

Comunidades virtuais, principalmente aquelas de pessoas não-binárias, estiveram se reunindo e desenvolvendo nomenclaturas para assim abranger mais a diversidade. As terminologias recentes podem ser usadas como identidades ou apenas adjetivos descritivos. Outros termos surgiram também como formas de incluir pessoas multi ou do espectro A.

Diamórique: o termo serve tanto como identidade quanto descritor. Uma pessoa diamórica é alguém que prioriza as identidades e as relações não-binárias em sua vida. Somente pessoas n-b podem usar o termo como identidade. Quando numa relação há uma pessoa não-binária ou se todas as partes são não-binárias, essa relação é diamórica.

Se uma pessoa n-b estiver numa relação com uma pessoa binária e ainda quiser que a relação seja definida como hétero/gay/lésbica, não há problema algum; somente as partes podem definir sua própria relação.

Na bandeira diamórica a cor verde simboliza a não-binariedade. E a flor de murta é sagrada para Afrodite e Adonis, cuja relação pode ser chamada de diamórica.

(Bandeira diamórica)

Aquileane: termo referente a homens que se atraem por e se relacionam com homens, exclusivamente ou não. Pode ser acessível para pessoas alinhadas com o gênero masculino. Uma relação aquileana é aquela onde todas as partes são homens.

O termo é bem amplo e contempla os gays. E também contempla homens/pessoas n-b de identidades masculinas de atração fluída, multissexuais ou do espectro A que têm alguma atração por gêneros masculinos. Ou seja, um casal com um gay e um bi é aquileano, homens assexuais homorromânticos são aquileanos, um hétero tendo uma experiência com outro homem é uma experiência aquileana, e etc.

Na bandeira aquileana a cor azul simboliza alegria e a qualidade masculina. O cravo verde era um símbolo de associações gays na Roma Antiga e na Inglaterra no século 19. O autor Oscar Wilde popularizou o cravo verde alfinetado na lapela dos ternos dos homens da época.

 (Bandeira aquileana)

Sáfique: termo referente a mulheres que se atraem por e se relacionam com mulheres, exclusivamente ou não. Pode ser acessível para pessoas alinhadas com o gênero feminino. Uma relação sáfica é aquela onde todas as partes são mulheres.

O termo é bem amplo e contempla as lésbicas. E também contempla mulheres/pessoas n-b de identidades femininas de atração fluída, multissexuais ou do espectro A que têm alguma atração por gêneros femininos. Ou seja, um casal com uma lésbica e uma pan é sáfico, mulheres arromânticas numa relação queerplatônica são sáficas, uma mulher transando com uma travesti é um sexo sáfico, e etc.

Na bandeira sáfica a cor rosa simboliza o amor e a qualidade feminina. E violeta era um presente que mulheres lésbicas ou multi davam umas às outras como uma forma de cortejo e para expressar desejo, algo popular entre as décadas de 1910 e 1950.

(Bandeira sáfica)

Comentários: Sobre os termos aquileane e sáfique, os mesmos também são ótimas alternativas para se nomear casais onde ambas as partes são de diferentes orientações, visto que chamar um casal de homens/de mulheres de gay/lésbico sendo uma dessas partes bi é excludente com essa identidade. Casais de pessoas bi podem muito bem definir sua relação como bi - casal bi, romance bi etc. Mas caso queiram, os termos estão disponíveis.

Pluraliane: alguém que se atrai por mais de um gênero, não importa sua própria identidade de gênero. Pode ser um termo usado por uma pessoa que prioriza sua atração por múltiplos gêneros ou que se orgulha dessa atração.

É um termo que contempla todas as pessoas de orientações multi, sejam binárias ou não-binárias. Por isso as comunidades multi (bi, poli, pan etc) podem também se chamar de pluralianas.

Na bandeira pluraliana a cor roxa simboliza neutralidade ou a combinação da atração múltipla. A cor branca representa a falta de preferência ou priorização dos gêneros que atraem a pessoa. O lírio foi escolhido por ser uma planta "bissexual", capaz de reproduzir com qualquer outra planta da espécie. E o lírio é amarelo para incluir não-bináries (pois o roxo poderia implicar numa exclusão).

(Bandeira pluraliana)

Enebeane (ou embiana): ume não-binárie que sente atração (exclusiva ou não) por outres não-bináries. O termo pode ser também outra palavra para não-binárie, pois vem da pronúncia em inglês de n-b. Uma relação enebeana é aquela onde todas as partes são não-binárias.

Na bandeira enebeana a cor roxa e suas tonalidades representam a diversidade não-binária. A lua amarela representa as mudanças de sentimentos  e autopercepções das pessoas, assim como a fluidez de gênero; e o formato crescente remete ao fato de que as identidades n-b estavam "escondidas" até certo ponto. E a esfera branca representa tudo que é entendido, mas não pode ser explicado, pois a identificação pessoal transcende à linguagem humana.

(Bandeira enebeana)

Estejam cientes de que adotarei esses termos agora. E reforço a importância de falar neles e espalhar seu uso, para assim aumentarmos a inclusão da diversidade. Sintam-se à vontade para utilizá-los se quiserem.