3 de jan. de 2018

Nova linguagem do blog

Após muita reflexão e contato com outros espaços inclusivos, decidi fazer uma mudança importante aqui no blog.

A língua portuguesa é estruturada de uma forma binária e cisnormativa que apaga o feminino (quando junto ao masculino) e não abre possibilidades para quem não deseja utilizar as linguagens convencionais. Hora de afrontar as normas e mostrar que a língua não é imutável.

Decidi adotar a neolinguagem que pode ser encontrada em alguns poucos sites feitos para o público LGBTQIAP+. Essa nova estrutura linguística tem por objetivo trazer uma neutralidade que não dependa do masculino. E também para ser mais inclusiva com identidades não-binárias.

Vou explicar as mudanças. São fáceis de entender e não vão bagunçar o blog ou interferir na compreensão dos textos.

A vogal E é a nova neutralidade e será adotada em todas as palavras neutras ditas no masculino. Ou seja, todos agora será todes. Outros exemplos: aliados / aliades; muitos / muites; algum / algume, um / ume. Também será adotada para pessoas n-b cuja identidade não é nem masculina ou feminina (e que aprovem tal linguagem).

E com isso haverá o artigo e(s). Como "e" é elemento de adição e ligação, tentarei não usar muito seu singular. Até porque também prefiro evitar artigos, mesmo que sejam os binários. Em todo caso, alguns exemplos: devolvi o livro para e Ariel; es profissionais estão preocupades.

Adjetivos terminados em "ca(s)" e "co(s)" na forma neutra terão "que(s)" no final. Exemplos: médicos, médicas e médiques; elu não é fraque; elus são arromântiques. E adjetivos terminados em "ga(s)" e "go(s)" terão "gue(s)". Exemplo: amigue.

Palavras que no plural terminam em "es" agora terminarão em "ies". Exemplos: trabalhadores / trabalhadories; professores / professories.

No caso dos números só 1 e 2, que têm versões binárias, além de ume também haverá dues. Exemplo: elus dues são estudantes.

Além dos pronomes ele e ela, vou adotar o neopronome elu para pessoas cujo gênero é desconhecido ou não especificado. E claro para pessoas que o utilizem ou não se incomodam com ele. O pronome eles, quando usado para neutralidade, será substituído por elus. Exemplo: eles estavam reivindicando seus direitos / elus estavam reivindicando seus direitos. 

O mesmo acontece com os demais pronomes: dele(s), dela(s) / delu(s), nele(s), nela(s) / nelu(s); (d/n)aquele(s), (d/n)aquela(s) / (d/n)aquelu(s); (d/n)esse(s), (d/n)essa(s) / (d/n)essu(s); (d/n)este(s), (d/n)esta(s) / (d/n)estu(s). E junto com seu(s) e sua(s) haverá sue(s) e com meu(s) e minha(s) haverá mi(s)*. Alguns exemplos: essa casa é delus; o pronome ile está disponível para aquelus que desejarem; chame sues amigues para a festa.
*Obs: há pessoas e espaços que utilizam minhe(s). Exemplo: elu é minhe parceire.

Também haverá neutralidade quando os pronomes ou alguma outra palavra estiverem se referindo a dois ou mais elementos com gêneros diferentes. Exemplos: as características incluem seu gênero, sexualidade e corporalidade / as características incluem sue gênero, sexualidade e corporalidade; estamos indo nesses encontros e reuniões / estamos indo nessus encontros e reuniões; várias pessoas e sites usam neolinguagem / váries pessoas e sites usam neolinguagem.

Sobre X e @, não os utilizarei mais porque: estão caindo em desuso, não são lidos em dispositivos para pessoas cegas, e não são pronunciáveis.

Ainda listarei palavras alternativas para conjuntos binários, sejam palavras já existentes ou novas. Continuarei escrevendo da forma mais neutra possível dentro das normas convencionais do nosso idioma. Adotarei a neolinguagem quando for oportuno e a única forma de neutralizar as palavras.

Enfim, sejam bem-vindes a uma nova fase do blog. Que comece 2018.