16 de nov. de 2016

Eleições nos EUA

"Ah não, até você vai comentar disso?"

Sim, eu vou. Mas será de uma maneira um pouco diferente. Não vou perder tempo me lamentando pela vitória de um louco extremista num país onde nem moro.

Primeiramente, deixo claro desde o início que eu sou super ultra contra a vitória de Trump. Uma pessoa tão reacionária e medieval como ele nem deveria estar se candidatando a qualquer coisa. Infelizmente, os políticos são reflexos da população.

Não, não adianta vir com essa de que "nem todo eleitor de Trump é racista/LGBTfóbico/machista/segregacionista". Trump ganhou com discurso de ódio, logo a população comprou esse discurso. Sei que não foi o voto da população que o elegeu. Mas as pesquisas populares mostraram que praticamente metade do país estava ao seu favor.

Depois das eleições comecei a ler textos e opiniões de outras pessoas especialistas em política, e descobri pontos a favor de Trump (pouquíssimos, ok?) e pontos contra a Hillary. Nesse exato momento percebi que ela não era uma opção melhor. Eu já sabia disso, só confirmei mais ainda.

Não pude deixar de reparar nas incríveis semelhanças entre essas eleições e as eleições que ocorreram aqui em 2014 e nesse ano. O povo é obrigado a escolher entre opções ruins (pelo visto ganha a "menos pior"), os candidatos não representam a população em totalidade, e ficamos divididos entre "direita e esquerda". A única diferença é que nesse ano de 2016 quem mais venceu foi "a direita". Ou podemos dizer o conservadorismo.

Agora, o que a vitória dele implica no Brasil? Bom... quase nada! Os EUA são a maior economia do mundo, então o máximo que poderiam interferir aqui é na esfera econômica. Não, gente, o mundo não acabou por causa dessa vitória. Trump pode causar uma guerra? Sinceramente, acho difícil. Ele não comanda o país sozinho, o congresso de lá não deixaria ele começar a fazer loucuras.

O meu medo está no simbolismo da vitória de Trump. Se ele venceu com discurso de ódio num país desenvolvido e maior que o nosso, o que impede nas próximas eleições brasileiras a vitória de figuras igualmente ou até mais reacionárias que ele? No quesito intolerância, o Brasil não é tão diferente dos EUA.

Estão vindo tempos difíceis para o Brasil? Acredito que sim.

É triste saber que o discurso de ódio está ganhando espaço em todo lugar.
É triste perceber que nunca temos candidatos realmente progressistas.
É triste ter que aceitar o rumo político atual do mundo.

As eleições de 2016 provaram o quanto está sendo difícil viver no planeta Terra.