17 de fev. de 2016

Relação com um homem transexual

Um tema ainda muito discutido no ativismo LGBT é sobre o relacionamento amoroso-sexual entre um homem cis com um homem transexual. "Como se relacionar com um homem que tem vagina?"

Infelizmente a grande maioria dos homens cis gays tem a ideia de que o transexual não é "homem de verdade" ou que não serve para sexo. E, entre os poucos que aceitam, há aqueles que acabam tratando-o mais como fetiche ou "uma experiência inusitada".

Essa mesma transfobia acaba levando alguns homens trans a não gostarem da própria genitália. Vale lembrar que nem todos fazem sexo vaginal e nem todos são passivos.

Até mesmo os homens cis que namoram homens trans chegam a passar por constrangimentos vindos de comentários ou perguntas infelizes de terceiros. Quando comentei sobre essa ideia com uma pessoa, e até afirmei estar aberto a um namoro assim, ela disse que eu devia ser bissexual (?).

Nunca me relacionei com um homem trans. Ainda assim, num momento da minha vida, eu pensei: E se um dia eu me apaixonar por um homem trans? O que devo fazer? Afinal existe essa possibilidade.

Como quebrar essa barreira?

Acredito que, em primeiro lugar, devemos ter empatia; um homem transexual é um ser humano como qualquer outro. Ele tem sentimentos, sonha, come, bebe, dorme, e no fim ele quer o que toda pessoa quer: felicidade. Imagine você, homem cis, nascer num sexo com o qual não se identifica e não conseguir um amor apenas por causa da genitália.

Precisamos desconstruir a ideia de que 'homem' é sinônimo de 'ter pênis'. É uma ideia cisnormativa e muito antiquada. Gostar de homem não é sinônimo de gostar de pênis. E também temos que desconstruir esse nojo exagerado que muitos gays têm por vagina. Genitália é apenas genitália, uma característica do corpo humano.

E, por fim, sexo é sexo, prazer é prazer, amor é amor. Não importa com quem seja, somos capazes de nos relacionarmos com qualquer pessoa que desejamos. Quando queremos de verdade, nada nos impede. O que vale mais: o corpo ou a pessoa como um todo? Pensem nisso.

Antes de se relacionar sexualmente e/ou amorosamente com alguém, pense no que é mais importante: a pessoa ou o que ela tem na virilha? Você se relaciona com pessoas ou com genitais?

Atualmente existe a neofaloplastia (ainda não disponível no Brasil), que consegue criar um pênis para os trans. Mas, como eu já disse, a genitália não é o mais importante. Todos os homens trans merecem respeito e amor, sejam transgenitalizados ou não. Há mulheres trans que preferem manter o pênis, então o mesmo deve ocorrer com alguns homens trans.

Quem ainda não estiver aberto a essa desconstrução, tudo bem. Procure desconstruir gradativamente, a seu tempo. Só, por favor, não magoe ou fale besteira, seja para um homem trans ou também para quem se relaciona com um. Antes de querer opinar sobre o assunto, informe-se!