20 de fev. de 2016

A misoginia gay

"Como gays podem ser machistas ou misóginos? Gays sofrem tanto quanto as mulheres! Gays são íntimos das mulheres!!! #SomosTodasMigas"

Hm... bem, a realidade é bem diferente disso.

Muitos gays ainda creem no mito de que estão isentos de cometer opressões contra as mulheres. Pode ser devido a opressão ser mais associada a héteros ou porque esses mesmos gays acreditam que são, de alguma forma, iguais as mulheres. É impossível não lembrar que gays são ainda vistos como "mulheres em corpo de homem".

Temos que lembrar sempre que a questão do machismo não é exclusiva de héteros. Gays também podem ser machistas. O machismo é uma opressão de gênero, a sexualidade do homem nada tem a ver com isso.

Há héteros que ainda acreditam que gays têm uma permissão divina de ver mulheres nuas e até de tocar em seus seios e bundas quando querem e sem serem recriminados. Isso é mentira. Um gay tocar numa mulher sem o consentimento dela é errado!

A própria sociedade acabou criando a ideia de que homens gays, por não sentirem atração, automaticamente têm repulsa por mulheres. Não é uma ideia tão forte, visto que boa parte dos gays possuem mais amizades femininas. Porém, manifestações de ódio, da misoginia (filhote do machismo), podem vir de várias formas.

O nojo excessivo que muitos gays têm por vagina é uma atitude misógina com as mulheres cis. E também transfóbica contra os homens trans. Esse nojo por uma parte do corpo é mais outra influência social. Pode ser desconstruída.

Aquela repulsa que mencionei pode ser vista em homens gays tanto afeminados quanto masculinizados. Contudo, é interessante notar que aqueles mais heteronormativos tendem a ser os mais misóginos. E a razão disso é compreensível. A heteronormatividade está entrelaçada ao machismo.

Sem contar que os heteronormativos, ao construírem um ódio contra a feminilidade, acabam gerando a discriminação por gays afeminados. Está tudo ligado aqui, percebam.

Às vezes, para se socializar, certos gays utilizam do machismo para se aproximar de outros homens. Não façam isso. Sério! Se vocês precisam de uma opressão para ganhar companhia, então essa companhia não vale a pena.

Se fantasiar de mulher no Carnaval ou se vestir assim com a intenção de zoar também é misógino. Mulher não é piada.

Ah, e xingar a amiguinha de vadia, vagabunda, piranha, puta, entre outras palavras, pensando que suas palavras são menos ofensivas do que quando faladas por héteros, também é uma atitude misógina. O mesmo vale quando "brincam" encenando nojo ou desprezo por mulheres (similar a homens héteros com homens em geral). Para ser gay você não precisa ter repúdio por mulheres.

Os próprios gays devem se alertar sobre tudo isso, sobre o machismo que eles mesmos têm internamente. Se gostam tanto das mulheres, então aceitem e comecem a desconstruir isso.

Acredito que gays têm uma oportunidade maior de ter empatia pelas mulheres. Treinem essa empatia. Sejam pessoas melhores. É bom para elas, para vocês, e para o mundo.