10 de fev. de 2016

Pensamento do dia

Às vezes me parece que as pessoas adultas se esquecem de que já foram crianças e adolescentes.

Crianças são naturalmente egocêntricas até certa idade. A criança está na fase de perceber e descobrir a realidade em que vive, por isso ela é curiosidade e questionadora. O egocentrismo é normal, pois a criança ainda está aprendendo que existe mundo além dela.

Uma criança muito egoísta, que manipula tudo para conseguir o que quer, já é outra história... Isso sim é falta de instrução e de valores. 

Não apenas confundimos os dois conceitos como também julgamos as crianças pelo egocentrismo delas, que é perfeitamente natural e próprio do ser humano. Parece que quando as pessoas amadurecem, elas pensam que a maturidade esteve lá com elas desde sempre.

O mais engraçado é quando as elas próprias mimam as crianças e adolescentes e depois jogam todxs na vida, dependentes e sem maturidade, para se fuderem.

Davam tudo que queriam, encobriam ou relativizam seus erros, não ensinaram sobre responsabilidade e independência. E então reclamam da falta de educação e reafirmam a chatice consequente dxs jovens. As demais pessoas ao redor fazem o mesmo. E a vida... bom, a vida esculacha sem dó.

Pesquisas indicam que a maioria das pessoas adultas nunca foi adolescente. A rebeldia, as reclamações, as crises existenciais, as burradas, a sexualidade aflorando, as alterações de humor, as emoções intensas... tudo isso é frescura, ou provavelmente algum distúrbio sem explicação.

Ah, e essas mesmas pessoas, com toda sua maturidade, são perfeitas. Elas estão sempre certas em qualquer ocasião. São as crianças e adolescentes que dificultam tudo.

Cada vez mais notamos que pais, mães, responsáveis e afins estão querendo se livrar de suas próprias crias. A educação que deveria ser dada em casa é cobrada na escola. O amor e o contato humano são substituídos por dinheiro e/ou bens materiais. A irresponsabilidade é apenas punida, nunca explorada. As restrições são apenas impostas, nunca explicadas.

E então xs jovens crescem. E o que se tornam quando crescem? As mesmas pessoas adultas perfeitas? Talvez.

Crescem e a tendência é repetirem o mesmo ciclo de erros. A herança de erros é passada adiante, para as próximas gerações, criando mais pessoas erradas. A infelicidade segue junto.

Ser adulto é uma merda...