17 de abr. de 2019

Questionar uma identidade

AC: invalidação de identidade.



Eu sempre falo que questionar identidades alheias é um campo minado. Você pode ou não pisar na bomba. Você pode apenas parecer estar com uma dúvida sincera, ou pode parecer estar tentando apenas invalidar a pessoa.

Não acho errado as pessoas duvidarem. Isso é natural e também pode ser sistêmico. É comum pessoas multi serem questionadas porque vivemos sob um sistema monossexista, por exemplo (não significa que esteja certo e que deva ser relevado!).

Ter dúvida de como uma identidade funciona não é o real problema. Isso se deve principalmente a grande falta de informação. Por exemplo, muites ainda têm a ideia de que uma pessoa assexual é alguém que não transa e tem repulsa total a sexo. Se houvesse mais conteúdo falando do espectro assexual, não haveria tanto dessa concepção equivocada sendo espalhada.

O que pode ser estressante para muita gente é ter que lidar com alguém insistentemente te questionando, mesmo após explicações e conteúdos, analisando seus comportamentos (algo bem invasivo, aliás) pra buscar contrapontos e provar que você não é o que diz ser.

Pode até acontecer de alguém ter se encaixado numa identidade através de informações ou ideias equivocadas. Pessoas às vezes podem mesmo se revelar equivocadas (ex: "sou pan porque gosto de homens, mulheres e travestis").

Mas pode acreditar que uma maioria está certa do que se identifica (mesmo que conheça identidades mais gerais, e não umas mais específicas). Se tratando de grupos marginalizados, ter uma identidade se torna importante para a pessoa ter um lugar de pertencimento e voz. A pessoa se importa muito em entender o que ela é e o que isso implica em sua vida.

E também não temos nem como provar que alguém não é o que diz ser. Apenas a própria pessoa sente e entende sua atração e identidade de gênero e qualquer outra característica pessoal. Não temos como entrar na cabeça de alguém pra confirmar. É inútil ficar questionando as subjetividades do ser humano.

Pessoas não ficam se prestando a mentir sobre o que são. Se for um caso de troll ou zoeira, isso fica evidente logo ou de imediato (ex: quando alguém diz deliberadamente ser gênero-fofo num grupo social típico, onde claramente xenogêneros serão rejeitados). Mas ninguém se diverte em mentir sobre ser de um grupo marginalizado.

Enfim, era o que tinha a pontuar sobre questionar. Tem dúvida, pergunte. Ou pesquise. Às vezes sua concepção é que pode estar errada. Queira entender, não provar seu ponto. E acho necessário, se possível, as pessoas também terem um pouco de paciência de explicar o que são, considerando a desinformação que comentei.