4 de fev. de 2019

É exagero corrigir as pessoas?

AC: exorsexismo, opressão/microagressão ocasional, situação de estresse.



Ano de 2019 e tive que ouvir de uma pessoa conhecida que corrigir as pessoas é exagero, que corrigir coisas que elas estão fazendo errado é constrangedor pra elas.

Huh... foda-se?

Claro que tive que ouvir uma merda dessas de um homem cis gay que tem sua linguagem pessoal respeitada onde quer que ele vá. Sim, o assunto era corrigir pessoas me maldenominando, e isso mesmo após eu acabar de explicar a questão da minha linguagem.

As pessoas nunca dão importância para o que não as atingem. Duvido que essa pessoa iria aceitar ou concordar se eu falasse a mesma coisa diante de uma situação de heterossexismo com ela.

Isso me faz lembrar também do quanto nós de grupos marginalizados sempre estamos tentando relevar, ponderar, pensamos antes de avisar a pessoa sobre algo, avaliamos nossas palavras nos preocupando em fazer a pessoa entender e não se ofender. Muitas vezes temos medo de falar, mesmo tendo razão. Muitas vezes achamos que exageramos até quando somos educades.

Eu faço a linha diplomática na maior parte do tempo. Mas tem dias como nesse que minha paciência se esgota. E eu penso no quanto isso deve acontecer com outras pessoas, ainda mais pessoas que aturam muito mais merda diariamente que eu. Pessoas que depois ficam conhecidas como chatas ou intolerantes.

Muites de nós temos sim paciência pra explicar, mesmo não sendo nossa obrigação. Porque se nós que temos vivência e consciência não pararmos pra explicar, ninguém fará isso. Infelizmente adotamos uma missão árdua de educar as pessoas que nem deveria existir. Mas o mundo é uma bosta e lidamos com ela frequentemente. Não é todo dia que temos paciência. E tem gente que nos coloca em diálogos frustrantes e estressantes.

Não, pessoas, não é errado corrigir alguém. É um favor que você faz a si mesme, ao seu grupo e para a outra pessoa. Se ela não aceita, daí já é problema dela e talvez ela não seja uma boa companhia. Mas não julgo quem não corrige por receio ou por não achar que valerá seu esforço.

De qualquer forma nosso bem-estar será sempre mais importante que o constrangimento da outra pessoa. Sei que não gostamos de sermos corrigides. Mas esse sentimento é problema nosso. Temos que engolir o ego e admitir as falhas.

Não tenham medo também de incomodar ou de perderem contatos. Não deveríamos nos submeter a relações que nos fazem mal. Quem realmente quer nosso bem e quer aprender vai ouvir. São essas pessoas que importam no fim, pois têm consciência de seu local de escuta.