11 de out. de 2017

Terminologia A

A comunidade assexual começou a se organizar no início desse milênio. Assexuais têm se concentrado mais no mundo virtual devido à discriminação, mas ainda assim construíram um mundo que desafia as concepções atuais de sexo e paixão.

Assim como todas as comunidades, pessoas assexuais e arromânticas criaram seus próprios termos e palavras para poder definir e explicar suas identidades, vivências e perspectivas.



Assexual: pessoa que não sente atração sexual ou que a sente raramente durante a vida. Existe uma variedade dentro da assexualidade. Assexuais podem sentir atração romântica por um ou mais gêneros ou não. Quando há atração, essas pessoas podem ser heterorromânticas, homorromânticas, birromânticas, etc. Quando não há atração, são arromânticas.
Arromântico: pessoa que não sente atração romântica ou a sente raramente. É uma pessoa que não se apaixona ou não sente o que é definido como paixão. No entanto, ainda pode ter relações afetivas diferentes das conhecidas.
Ace: abreviação de assexual que vem da língua inglesa. A palavra ace é usada frequentemente pela comunidade e usada em identidades ou palavras relacionadas.
Aro: abreviação de arromântico que vem da língua inglesa, tendo o mesmo uso de ace.
Alo: pessoa que sente atração com frequência e sem condições específicas, seja sexual (alossexual) ou romântica (alorromântico). Ou seja, toda pessoa que não é ace, aro ou qualquer outra orientação do espectro A.
Espectro A: embora se fala muito por aí sobre espectro assexual-arromântico, para incluir todas as atrações possíveis, o termo espectro A esteve sendo mais utilizado. O espectro A se refere a toda diversidade dentro das atrações sexual, romântica, sensual, (queer)platônica, estética, entre outras. Logo, todas as orientações abaixo e algumas outras estão inclusas no termo.
Grey(-A)/Semi/Gris: são todas palavras antes usadas para definir a chamada área ou zona cinza, que é um espectro de atrações que está entre A e alo. Dentro desse espectro há uma variedade de atrações que são despertadas em condições específicas. Atualmente gris é usado como uma orientação onde há uma atração vaga ou rara, visto que o conceito de área cinza foi trocado por espectro A.
Demi: pessoa que sente atração somente após desenvolver um vínculo emocional forte.
Lite: pessoa que sente atração, mas não deseja ser correspondida.
Cupio: pessoa que não sente atração, mas deseja estar numa relação que envolve tal atração.
Recipro: pessoa que sente atração quando a outra parte mostra interesse numa relação.
Mir: pessoa que sente duas ou mais atrações do espectro ace-aro simultaneamente.
Auto: a pessoa sente atração por si mesma.
Caedo: pessoa que sentia uma atração, mas agora ela é inexistente devido a eventos traumáticos.
Acefluxo/Arofluxo: pessoa que de período em período vivencia diferentes atrações dentro do espectro, ou que também experiencia uma atração às vezes existente, às vezes inexistente, mudando de intensidade periodicamente.
Squish: é a versão de "crush" no sentido de amizade. Enquanto crush seria alguém que desperta algum interesse que pode ser ou vir a ser de natureza sexual-afetiva, squish é alguém que desperta a vontade de criar uma amizade, ter uma proximidade.
Queerplatônico: uma relação que é mais profunda que uma amizade convencional, mas que não chega a ser o que se considera um namoro. Essa relação é comum entre pessoas aro. Pode também ser uma relação entre aro e alo.
Alossexismo: coloca como norma que todas as pessoas devem sentir atração sexual constante e frequente, e está intrinsecamente ligado à sexonormatividade. Essa opressão é sustentada pela heteronormatividade, sendo a origem da acefobia.
Sexonormatividade: é a imposição de que o sexo esteja presente na vida das pessoas, que relações sexuais são necessárias e essenciais na vida humana. Isso gera uma compulsividade por sexo e hiper-sexualizações nas sociedades que reforçam a acefobia.
Amatonormatividade: coloca como norma que todas as pessoas se apaixonam ao longo da vida e que relações amorosas são as mais importantes e fundamentais. Essa opressão é sustentada pela heteronormatividade, sendo a origem da arofobia.
Acefobia: toda forma de discriminação contra assexuais (ou pessoas do espectro ace).
Arofobia: toda forma de discriminação contra pessoas arromânticas (ou pessoas do espectro aro). 
Sexo-positivo: assexual que aceita a ideia de ter relações sexuais, mesmo não tendo interesse.
Sexo-negativo: assexual que rejeita totalmente a prática sexual.
Sexo-indiferente (ou neutro): assexual que não mostra aceitação ou rejeição ao sexo.



Para outras informações tem mais esse artigo (contem muita informação desatualizada!).