4 de mai. de 2016

XX e XY

[clique aqui para um artigo mais atualizado]

Que simples é o mundo das pessoas cissexuais, que acham que a humanidade se resume a "homens (quem tem pênis) e mulheres (quem tem vagina)". Como é fácil definir o gênero baseando-se no que a pessoa tem entre as pernas!

A biologia está aí para apoiar a ideia, afinal existe só XX e XY, né? Hm... não. O mundo não é dividido apenas em mulheres cis XX e homens cis XY.

Alguém aqui não estudou biologia. Na natureza encontramos também X0 (Síndrome de Turner), XXY (Síndrome de Klinefelter), XYY, XXX, entre outras variações cromossômicas. Existem até mulheres cis com células XY (Síndrome da insensibilização androgênica) e homens cis com células XX (Síndrome de la Chapelle)!

Afinal para que servem os cromossomos sexuais? Apenas para definir a anatomia da pessoa.

Eu costumo dizer que define a pessoa como "o macho ou a fêmea" da espécie humana. O ser humano ainda é um animal. E macho e fêmea só determinam o papel de cada parte na reprodução. Porém, o ser humano é complexo demais para se limitar a sexos de nascença e instintos básicos como a reprodução (e não transamos apenas para reproduzir!).

Sem contar que não existe apenas macho e fêmea, existe também a intersexualidade - pessoas intersexuais são aquelas com genitália ambígua ou indefinida. A ciência ainda trata essa diversificação como uma anomalia, infelizmente.

Não importa se a pessoa nasceu macho ou fêmea ou intersexual, ela pode mudar seu corpo se quiser ou sentir necessidade. Sua autopercepção vem de sua mente, não de seu corpo. Sua genitália não define sua identidade!

Eu gostaria de perguntar para essas pessoas transfóbicas, que adoram usar os cromossomos sexuais como argumento, como ficariam essas variações citadas e as pessoas intersexuais? Vai definir como o gênero dessas pessoas? A mulher X0 é "meio-mulher"? O homem cis XX não é homem? A pessoa intersexual é "metade mulher e metade homem"?

Quem define o gênero de alguém é a própria pessoa!

Agora se vier com o argumento de que não se pode mudar nosso "estado natural", que isso é contra a natureza e blábláblá, lembre-se das mudanças que pessoas cis sempre fizeram em seus corpos: silicone, bronzeamento artificial, plástica, tintas e tratamentos capilares, lentes de contato etc. Se pessoas cis podem mudar, por que pessoas trans também não podem? Menos hipocrisia, tá? ^^

A diversidade humana não está apenas na identidade de gênero e na anatomia, mas também  a nível cromossômico! Não somos animais simples, somos animais extremamente complexos e diversificados.

Agora repita comigo: cromossomos não definem o gênero de ninguém.