25 de mai. de 2016

Orgulho Nerd

Por um acaso o dia de hoje caiu no Dia do Orgulho Nerd! 🖖🏻

A data escolhida é hoje justamente porque nesse mesmo dia, no ano de 1977, foi lançado o primeiro filme da franquia Star Wars. O foi nessa franquia que o Universo nerd criou raiz até crescer e se expandir no que é nos dias atuais. E hoje também é o "Dia da Toalha", uma homenagem ao livro "O Guia do Mochileiro das Galáxias".

O que seria ser nerd? Basicamente ser nerd é ter uma afinidade intelectual com assuntos científicos e tecnológicos. Algumas fontes podem dizer que nerd é aquela pessoa estudiosa, que se destaca pela inteligência. Até pode ser, mas o que vemos atualmente é bem mais que isso. Nerd é aquela pessoa dedicada ao conhecimento, que se interessa por muitos assuntos e pesquisa, que explora o mundo e o Universo em que vivemos.

Entre muitos tipos de nerds, temos aqueles que tem um amplo conhecimento sobre ciência e/ou a pura tecnologia (aparelhos, videogames, computadores etc). E também temos aqueles nerds que se interessam por obras de ficção, como filmes, livros, séries, animes, mangás, enfim, uma variedade de classes.

Por mais que o Universo nerd tenha conquistado pessoas de todos os gêneros, o meio nerd foi fundado por homens hétero-cis. A influência masculina ainda é muito forte, o que por sua vez ainda pode gerar discriminações de gênero e sexualidade. Racismo também pode ocorrer pela prevalência da etnia caucasiana no Ocidente.

Particularmente acho isso um tanto contraditório, pois esses mesmos fundadores e tantos outros nerds já foram discriminados. Eram associados a pessoas antissociais que viviam em seus próprios mundos, recebendo estereótipos depreciativos e sendo vítimas de bullying. Eles sabem o que é preconceito.

Todavia, os nerds resistiram. Hoje não são mais alvo de deboche, e sim exemplos e inspiração. Muita gente quer ser nerd agora. Aquele estereótipo de poucas décadas atrás foi quebrado. Nerds conquistaram seu espaço e respeito e o Universo nerd ampliou-se para todos os lados. Mesmo tendo uma raiz tradicionalista, percebo que a tendência do Universo nerd é caminhar para a inclusão.

As próprias obras nerds nos passam ensinamentos sobre companheirismo, amizade, aceitação, persistência, valores, e tantos outros. Tais ensinamentos não estão aqui apenas para serem admirados, e sim para serem praticados! Ser nerd atualmente é pensar além e sair do padrão; nada diferente do que as minorias sociais da militância estiveram fazendo.

Não basta apenas ter orgulho de ser nerd. O orgulho maior será quando o meio nerd for plenamente inclusivo, sem LGBTfobia, machismo, qualquer tipo de discriminação. Todxs podem ser nerds! O dia de hoje existe para nos lembrar do orgulho que temos dessa identidade e do que ela representa para a população terráquea.
Feliz Dia do Orgulho Nerd!!! ⚛🔬🔭🎮🎲📖