18 de mai. de 2016

Tipos de homofóbicos

A homofobia internalizada das pessoas pode se manifestar de várias formas. Há quem cometa homofobia por ignorância apenas e há quem cometa com sentimentos de ódio. De qualquer forma, o preconceito pode ter diversas faces: a falsa aceitação, a falta de empatia, a indiferença, ou até a pura e simples intolerância.

Vou listar aqui os tipos principais de homofóbicos, com seus modos de agir e de pensar.

Obs: todos os exemplos aqui podem ser aplicados para lésbicas, bissexuais, trans, etc.



1- O quieto
Guarda a homofobia para si quando em público. A princípio pode aparentar ser até simpatizante ou ser neutro, mas na rodinha de amigos ou nas redes sociais se revela. A revelação pode até te dar um susto, principalmente quando a pessoa é calma na sua frente e muito intolerante nas redes.

2- O falso
Ele conversa numa boa, pode até ser um bom coleguinha. Descobriu que o colega é gay, pronto, corta contato e se distancia. Ele tem preconceito, mesmo não admitindo e negando até o fim. Ele não se aproxima ou faz amizade com gays, mas costuma fingir na frente dos outros que tem mente aberta. Nós percebemos quando alguém se distancia, ok?

3- "Na minha família não"
Acha legal a causa, mostra apoio e fala mensagens de aceitação e amor... enquanto não acontecer na família dele. Respeita e aceita o filho gay do vizinho, mas não aceita se seu filho for gay. Provavelmente concorda com aquela frase escrota "gay é que nem leão: todo mundo acha bonitinho, mas ninguém quer ter em casa".

4- Aquele que aceita e não aceita
Quando não tem influência da religião, ele se contradiz sobre ser a favor ou contra a causa, sempre colocando alguma condição sem sentido sobre os direitos sociais. Quando a religião influencia, costuma repetir a frase "aceito os homossexuais, não suas práticas". Traduzindo: aceito você ser quem é, mas não o que você faz. Lógica?

5- O amigo dos gays
Ele diz que não tem preconceito apenas porque tem amigos gays. Pode realmente não ter, mas o fato de fazer amizade com gays não isenta ninguém do preconceito. Se a pessoa te disser isso, fica de olho, que as atitudes mostrarão se ela tem ou não preconceito.

6- O perito em ciência (biologia/psicologia)
Formado em ciências pela Internet com especialização em achismos. Ele tenta banalizar a homossexualidade, podendo até dizer que é um distúrbio mental e que é tratável. E vai tentar usar a biologia para formar argumentos furados contra a diversidade (sendo que a própria biologia é diversificada). Normalmente não sabe nem diferenciar gênero de sexualidade.

7- O desinteressado
Aquele que diz não ligar para a vida alheia. Afirma não ser nem favor ou contra os direitos das minorias. Ou seja, não se importa se gays estão sendo ou não oprimidos, logo coopera com a perpetuação da opressão. Foda-se tudo.

8- O igualitário
Adora falar que somos todxs iguais perante a lei e acredita que nossa sociedade é realmente igualitária. Não enxerga que igualdade só existe na teoria e acha que discriminação é questão de perspectiva. Deve repetir muito a frase: "o preconceito está nos olhos de quem vê".

9- O verdadeiro reacionário
Ele esbanja seu preconceito sem medo, podendo ser mais manso ou agressivo. Pode ser educado ou um poço de grosseria. É a encarnação da intolerância e do ódio, e não mostra estar aberto ao diálogo. Se não prega morte/violência a gays, prega a segregação. O melhor é manter distância, muita.



Acho difícil não encontrar quase todos esses tipos. Eu pelo menos ainda não conheci alguém do tipo 3.
E você? Já conheceu uma pessoa de cada tipo ou mais?