14 de mai. de 2016

A lógica da vida

Há uns dias uma pessoa me disse que a lógica da vida era: "nascer, crescer, se reproduzir e morrer". Foi numa discussão sobre homossexualidade ser normal ou não. E apesar de eu falar sobre a presença deste comportamento em outras espécies fora a espécie humana, a pessoa manteve sua posição e me disse isso.

Essa pessoa - um homem hétero-cis - falou sobre essa suposta lógica baseando-se em sua sexualidade (que para ele é a normal) e também sua condição fértil, de se reproduzir. Logo, seguindo sua linha de raciocínio, quem não é hétero e fértil não é normal, pois se desvia da ordem natural.

Vamos falar sobre a natureza então?

A natureza é uma única via? Ou ela pode ser várias vias? Existe apenas uma forma correta de viver?

Sim, basicamente, as espécies funcionam em geral por essa lógica do "nascer, crescer, se reproduzir e morrer". Não vou negar isso. Nem tenho como negar. Mas isso é uma verdade absoluta em todas as espécies?

A homossexualidade é um mecanismo próprio da natureza para reduzir a população de uma espécie. Ora, já que segundo esse ilustre estudante de biologia todos nós deveríamos nos reproduzir, o que aconteceria com nosso mundo, que por sinal está superpopuloso?

E as pessoas inférteis? Sendo a natureza uma inteligência com todo um processo programado, por que ela criaria um ser infértil e se desviaria de seu plano? Talvez a natureza seja mais cruel e contraditória do que imaginamos.

Melhor eu voltar para a parte do nascer. Quantos bebês e filhotes não morrem por aborto ou ao nascer, ou até mesmo antes de poderem crescer? A natureza abandonou essas vidas, simples assim? Ou eles simplesmente falharam em viver? Isso não é apenas uma questão biológica, mas filosófica também.

Ok, aquele ser nasceu e cresceu. E é fértil. Depois de se reproduzir, ele pode se preparar para seu inevitável fim. E se esse fim chegar antes da reprodução? Esse ser teve azar? Talvez, se estivéssemos falando de uma morte eventual. E uma morte natural?

Bem, pelo menos não posso dizer que a morte não é o caminho final de toda vida. Todas as espécies morrem. De morte provocada? Sim. De morte natural? Sim, todas... com exceção da água-viva Turritopsis nutricula, que quando chega na fase idosa reverte para a fase infante, e por isso só pode ser morta pela ação de espécies predadoras.

Qual é a lógica da vida? Ninguém sabe responder ao certo. Contudo, quando analisamos o quadro geral, podemos afirmar que o padrão "nascer, crescer, se reproduzir e morrer" é apenas uma entre várias maneiras de viver.