8 de mai. de 2016

Conceito: problematização e desconstrução

Duas palavras que aparecem muito nos ativismos sociais modernos, seja dentro ou fora das redes sociais: problematização e desconstrução.

A problematização, resumidamente falando, é uma análise que revela qualquer ideia preconceituosa ou ignorante que possa estar escondida ou que possa passar despercebida a princípio. Isso pode ser numa frase, numa imagem, num texto, que seja. Essa análise é feita de mais de uma perspectiva, e por isso pode nos fazer enxergar coisas novas, especialmente quando através de uma perspectiva diferente da nossa.

A desconstrução não é nada mais que eliminarmos de nós ideias, pensamentos e comportamentos que acabamos adotando pela nossa socialização; tudo que possa, de alguma forma, alimentar o preconceito e a ignorância. Nossa socialização é repleta disso, tanto que nem percebemos. Tanto que para nós é difícil ver através de perspectivas diferentes da nossa.

Basicamente, a problematização aponta um erro e a desconstrução é a correção do erro. 
Já parou para pensar em quanta coisa errada aprendemos e repetimos em nosso cotidiano?

Ambas trabalham em conjunto para quebrar paradigmas e todos os padrões que criam e perpetuam todo tipo de opressão. E não falo apenas da opressão contra minorias, mas toda opressão que atinge todas as pessoas, tudo que prende o ser humano num mundo pequeno de intolerância, limitações e regras que no fim não fazem sentido. A meu ver, ambas são um exercício intelectual.

Já parou para imaginar como seria um mundo onde o ser humano é verdadeiramente livre, sendo quem quiser e como quiser, amando e respeitando todas as pessoas ao seu redor, convivendo perfeitamente com toda diversidade e diferenças?

Há brigas sobre certas problematizações serem "exageradas". E há questionamentos se, de fato, é possível nos desconstruirmos. Ademais, não é incomum ativistas fazerem problematizações e demonstrarem um nível alto aparente de desconstrução apenas para alimentarem seus egos nas redes sociais.

Acredito que exagero é questão de perspectiva (nossa dificuldade de enxergamos o problema do outro). E a desconstrução é algo possível, porém requer tempo e boa vontade da própria pessoa.

Seja no mundo real ou no mundo virtual, é importante aplicarmos esses conceitos na prática em nossas vidas. Isso abre nossos horizontes e nos direciona para sermos melhores como pessoas. Romper paradigmas e padrões liberta as pessoas e liberta o mundo.