25 de jun. de 2015

Igualdade e justiça

Atualmente a população vê e ouve inúmeras discussões sobre direitos civis de minorias e classes oprimidas. Direitos LGBTs, direitos das mulheres, direitos dos negros, enfim, diversos tipos de direitos. Como eu já abordei nesse blog, o que todos os movimentos sociais têm em comum é a luta pela igualdade.

Porém, muitas pessoas ainda não compreenderam plenamente o que é necessário para formarmos uma sociedade igualitária.

É difícil para a maioria da população entender as necessidades de outras classes sociais. Por exemplo, é difícil um homem hétero cisgênero entender perfeitamente o que um homem gay precisa para ser socialmente visto e tratado como ele. Quando crescemos numa posição social privilegiada, criamos em nós uma visão de mundo baseada naquela posição, sem incluir outras.

Talvez essa seja a parte mais abstrata de se compreender sobre o igualitarismo: precisamos dar mais para quem precisa de mais. Isso não é privilégio.

E aí entra o fator principal para atingirmos o verdadeiro igualitarismo: justiça. A justiça fornece a oportunidade na mesma proporção que a necessidade de uma pessoa. A justiça, como a própria palavra diz, é justa: quem precisa de mais, ganha mais; quem precisa de menos, ganha menos. Uma sociedade verdadeiramente justa saberia equilibrar os direitos de todas as classes e camadas sociais. Não há como haver igualdade sem justiça. Igualdade sem justiça é uma falsa igualdade, igualdade incompleta e vazia.

Essa imagem que encontrei nas redes sociais retrata de maneira simples e objetiva a ideia do texto.

(Esse é o equilíbrio de direitos mencionado anteriormente)

Quando LGBTs, mulheres, população negra, entre muitos outros pedem igualdade, não é apenas igualdade. Queremos justiça. Somente a justiça oferece a igualdade que precisamos para estarmos verdadeiramente no mesmo nível que a maioria da população, que sempre foi privilegiada.

Não é vitimismo, não é querer privilégios, não é uma busca por uma supremacia. 
É apenas a busca por uma sociedade inclusiva para todxs.