1 de mai. de 2019

Categorias de atrações

As orientações ou identidades de atração podem ter características ou especificidades que as colocam em posições diferentes entre si, seja por questões que entram no eixo privilégio-opressão (mono x multi) ou questões de vivências e demandas em comum (pessoas a-espectrais).

Podemos separar todas as identidades dentro de cinco categorias:

Mono: atrações por um gênero, de modo que a atração é estrita ou tem raríssimas exceções. Exemplos clássicos são gay, lésbica e hétero. Mas há outras identidades mono que são exclusivas de pessoas não-binárias, como vir e femina, ou que envolvem um espectro/grupo de gêneros com atributos em comum (min, neu, etc).

Multi: atrações por mais de um gênero, o que inclui quantidades conhecidas ou desconhecidas e mudanças de alvos. Há uma lista pronta de identidades multi aqui.

(Bandeira multi)

A-espectrais: atrações que envolvem ausência total ou parcial e/ou condições específicas para despertar atração. Há uma lista pronta de identidades a-espectrais aqui.

(Bandeira a-espectral)

Fluidas: atrações com alvos, condições e intensidades que mudam com certa frequência ou numa constância.

Podem parecer atrações multi, mas pessoas fluidas podem, na vida prática, alternar entre ter atrações por gêneros únicos e por gêneros múltiplos.

(Bandeira abro, um exemplo de atração fluida)

Indefinidas: atrações que são difíceis de especificar, complexas de serem entendidas, ou mesmo indescritíveis. Aqui cabe também pessoas que não desejam por algum motivo definir sua atração.

A primeira identidade de atração indefinida que se tem conhecimento e talvez a mais famosa é a pomo, que existe desde 1997 e serve para toda pessoa não-hétero.

(Bandeira pomo)


Ainda que muitas das identidades se encaixem perfeitamente em uma categoria, existem algumas que podem pertencer a mais de uma dependendo da pessoa. Alguns exemplos são: a identidade paro (que está na lista de atrações multi), se a pessoa em questão tem atração frequente por um gênero e atração condicional por outro; e a identidade com, que, mesmo sendo indefinida, pode denotar atrações mono, multi ou fluidas.

Pessoas a-espectrais podem também ter na vida prática atrações mono, multi ou fluidas (exs: demigay, acefluxo). E pessoas podem ser variorientadas e terem atrações de tipos diferentes dentro de categorias diferentes (ex: lésbica panromântica).

As categorias de fluidas e indefinidas são praticamente desconhecidas ainda no Brasil. É importante falar sobre elas, pois muita gente pode encontrar nelas validação e pertencimento. Atrações em mudanças constantes ou "complicadas" de explicar podem parecer bobagem, indecisão ou até "transtornos". Mas existem e devem ser respeitadas como são.