11 de mai. de 2019

Gosto é pessoal

AC: gordemisia, racismo, outras possíveis exclusões.




Muita gente já deve ter ouvido e falado que gosto é pessoal, geralmente como defesa. Nossas preferências são particulares e como tais devem ser respeitadas e não questionadas.

Linda teoria. Mas há sim o que se questionar.

Já vou avisando com antecedência que não estou acusando ninguém e nem obrigando alguém a ter relações com determinado grupo. Isso é um artigo de reflexão.

É bem comum em aplicativos de relacionamento pessoas escrevendo em seus perfis: não curto gordo/negro/afeminado/velho/etc.

Tem gente que declara com todas as letras, sem pudor algum, que não se atrai por todes que possuem determinadas características, ou ao menos que a atração é rara/pouco frequente.

Primeiro de tudo, é interessante apontar que, "por um acaso", os grupos que são alvos dessas afirmações são sempre aqueles com todo um histórico de marginalização, colocados constantemente como ausentes ou carentes de "beleza", ou "charme", ou "encanto", ou qualquer outra coisa subjetiva considerada atrativa.

Segundo, essas constatações são muito fortes, não? Quero dizer, como podemos afirmar que pessoas de determinado grupo jamais vão nos atrair? Quem percorreu o mundo inteiro pra confirmar que não consegue se atrair por nenhuma pessoa gorda, negra, etc?

Estamos falando de grupos com milhões de pessoas no mundo. E mais, como exatamente funciona essa seleção de atração baseada nessas características? O quanto um corpo precisa ter de gordura ou de pigmentação na pele pra ser ou não ser atraente, visto que todas essas características estão dentro de espectros imensos de variação?

Gosto é pessoal? Muito bem, não vou discordar. Mas não é estranho uma maioria ter os mesmos gostos? Não é estranho esses corpos ditos atraentes estarem representados em tantos lugares? Não é estranho num país tão diversificado como o nosso apreciarmos tanto ideais de beleza que são mais comuns em outros países?

Temos que começar a considerar que nossos gostos podem ter sim um viés gordemisico, racista, entre outros preconceitos. Pois se tiramos a improbabilidade e a inconsistência de declarar que um grupo todo não te atrai, o que resta de justificativa?

Como falei, ninguém pode te obrigar a ficar com alguém, assim como ninguém pode comandar sua atração. Só peço que faça o exercício de repensar até que ponto você não teve influência de ideias externas que excluem determinados corpos, dizendo que não são merecedores de relações e afetos.