23 de set. de 2015

Por que ensinar gênero nas escolas?

Essa questão esteve gerando polêmica no país recentemente.

A oposição chama a questão de "ideologia de gênero". Como se gênero fosse uma ideia que poderíamos implantar numa pessoa (e como sempre, a oposição continua ridícula).

Está claro que todas as pessoas têm uma identidade de gênero. Tal característica independe de sexo biológico ou orientação sexual/afetiva.

A grande maioria das pessoas é cisgênero; aceita o gênero imposto pela sociedade de acordo com o sexo biológico. Nosso sistema afirma que meninos têm pênis e meninas têm vagina. Nem fazem questão de mencionar intersexos. Mas e as pessoas transgênero?

A identidade de gênero se manifesta desde criança. Imaginem o quanto deve ser confuso para uma criança transgênera ouvir uma coisa de todos, mas ter uma essência diferente daquilo que afirmam.

Por exemplo, aquela criança que tem um pênis, e por isso ouve que ela é um menino. Mas quando se olha no espelho, enxerga uma menina. Esse é um caso de transexualidade. Ainda temos as travestis e os gêneros não binários. Quantas crianças nossa educação cisnormativa não exclui nas aulas e nos livros?

Sem contar que, além da identidade, temos também as expressões de gêneros. Uma pessoa do gênero masculino pode manifestar feminilidades e continuar se identificando como homem. Sabe aquele colega de classe que têm um "jeitinho de gay", mas gosta das meninas? Ou aquela menina-moleque que gosta de rapazes? São expressões de ser dessas pessoas, expressões que independem de preferências sexuais ou amorosas.

Devemos ensinar para as crianças sobre a diversidade! Ainda mais para elas, que são jovens e têm uma mente mais aberta! Devemos ensinar que existem pessoas diferentes da maioria. Temos que ensinar para as crianças cisgêneras sobre pessoas transgêneras e que cada pessoa tem sua forma de se manifestar, de agir, de se comportar. Temos que esclarecer as crianças transgêneras sobre o que elas são, e apoiá-las em tudo que precisam.

Enquanto o assunto não for abordado, a transfobia continuará elevando as estatísticas de violência e morte, e até mesmo pessoas cisgêneras com expressões de gênero diversificadas podem sofrer com isso.

Nossa educação atual continua alimentando uma cisnormatividade compulsória que obriga todas as pessoas a seguirem um padrão binário de acordo com sua genitália. Que bem estamos fazendo a população em geral?

O futuro do país não são as crianças?
O que estamos criando para o futuro?
Cidadãos tolerantes e esclarecidos, ou gerando mais e mais preconceitos e conflitos?

Precisamos muito falar de gênero nas escolas!
Precisamos muito falar de diversidade!
Precisamos dizer que as pessoas devem ser como são e que devem ser aceitas como são.

Quem ganha com isso não é somente a comunidade LGBT. E sim a humanidade toda.