26 de set. de 2015

Figuras históricas LGBs

Já pararam para se perguntar por onde andavam as pessoas LGBs na História? A maioria a princípio pode não lembrar, mas tivemos pessoas LGBs que marcaram a Humanidade de alguma forma, seja pela filosofia, pela guerra, pela política, pela arte e até pela ciência. Existem aquelas cuja orientação sexual está clara, e outras está implícita.

Vale lembrar que aqui não citarei personalidades que contribuíram diretamente para o movimento LGBT. Deixarei essas pessoas para outra lista. Ah, e infelizmente não encontrei pessoas trans (T) para encaixar aqui. Ficarei devendo essa. Mas elas aparecerão na outra lista.

Segue abaixo algumas dessas figuras:




  • Sócrates

O famoso filósofo grego que contribuiu com a formação da atual filosofia ocidental. Dedicou-se inteiramente à filosofia, e transmitia seus conhecimentos e sabedoria através do diálogo. Ele dizia que o prazer anal dava-lhe muita inspiração, e chegou a afirmar que o sexo heterossexual servia apenas para reprodução. Não há fortes evidências, mas existem especulações sobre o filósofo envolver-se sexualmente com alguns dos rapazes que eram discípulos.


  • Alexandre, o Grande

Foi um dos reis do reino da Macedônia e, como imperador e militar, expandiu seu domínio para muitas terras. Há muitas controversas sobre as relações de Alexandre. Alguns historiadores chegam a afirmar que ele já foi casado com mulheres. Mas tudo indica que seu grande amor era seu melhor amigo e um de seus generais, Heféstion. A morte dele afetou muito Alexandre.


  • Leonardo Da Vinci

Famoso pintor renascentista, cuja obra mais conhecida é a Mona Lisa. Historiadores deduzem que ele era homossexual baseados em manuscritos particulares (nenhum deles retrata algum relacionamento afetivo e/ou sexual com mulheres) e em alguns registros, como por exemplo, o fato de Leonardo ter sido levado a corte sob a acusação de ter relações com um jovem prostituto. No entanto, a acusação nunca foi provada. Há também relatos de que ele, mesmo velho, teve relações com dois aprendizes.


  • Frederico II

Reinou entre 1740 a 1786 na Prússia (atual Alemanha). Tentou fugir com seu tutor, Hans Hermann von Katte (que era um tenente do exército prussiano), quando eram jovens, mas a fuga falhou. O pai quase o mandou para a execução. Frederico foi perdoado, porém foi obrigado a ver Hans sendo decapitado. Foi um excelente rei que venceu muitas batalhas e fez mudanças revolucionárias no país, inclusive pregando a tolerância a todas as religiões. Não deixou herdeiros e foi sucedido pelo sobrinho.


  • Frida Kahlo

Uma famosa pintora surrealista mexicana, uma figura que também inspirou o movimento feminista. Ela era bissexual e seu marido sabia disso. Ele aceitava que ela se envolvesse com mulheres, mas não aceitava relações com homens. Frida passou por duas grandes tragédias em sua vida; uma foi poliomielite e outra foi um acidente. E foi na recuperação do acidente que ela desenvolveu seu gosto pela pintura. Seus quadros são reconhecidos e admirados até os dias atuais.


  • Alan Turing

Matemático e cientista da computação que colaborou para a criação do primeiro computador. Até hoje é reconhecido como o pai da teoria da computação e da inteligência artificial. Alan teve um papel importante na Segunda Guerra Mundial ao auxiliar na quebra de códigos do exército alemão. Porém, por se relacionar com um homem (o que era crime na época), recebeu castração química como punição. Morreu por envenenamento por cianeto dois anos depois, possivelmente um suicídio.


  • Marilyn Monroe

Famosa atriz estadunidense e provavelmente o maior ícone sexual feminino que já existiu. Uma das maiores celebridades que Hollywood já teve. Seu sucesso no cinema começou em 1953 com o filme Torrentes de Paixão (Niagara). Foi casada com três homens. Entretanto há especulações sobre ela ter se envolvido também com mulheres em encontros escondidos e até com uma professora. Sua verdadeira sexualidade permanece um mistério, assim como muita coisa na vida de Marilyn.




Fiz essa lista com figuras mais notáveis, visto que há muito mais pessoas registradas historicamente como LGBTs. Tentei encontrar mais personalidades femininas, porém só pude achar duas.

Esse artigo foi feito especialmente para aqueles que dizem que LGBTs nunca apareceram ou nunca foram importantes na História da humanidade ^^.