18 de fev. de 2015

Realidade?

O que é a realidade?
Existe um verdadeiro consenso sobre o que ela seria?

Na física, existe a teoria do peixe no aquário redondo. Foi proposta no livro O Grande Desígnio, de Stephen Hawking. O peixe num aquário redondo (por sinal, uma prisão horrível e desumana) enxerga o lado de fora de uma maneira distorcida. E se nós também somos "peixes" num aquário que distorce a realidade do Universo?

Como dito no livro, o peixe poderia formular leis a respeito do movimento dos objetos fora do aquário, que no caso se moveriam de forma curva. Contudo, ele formula essas verdades baseado em sua perspectiva da realidade. Perspectiva da realidade é o mesmo que realidade?

Na física também encontramos o assunto sobre dimensões, que envolvem o tempo-espaço. Nós vivemos num mundo tridimensional. O que isso quer dizer? Quer dizer que enxergamos a matéria tendo altura, comprimento e volume. Para quem não entendeu, vamos usar o exemplo de um cubo. O cubo tem altura, comprimento e volume. Agora se vivêssemos num mundo bidimensional, não enxergaríamos um cubo, e sim um quadrado. O quadro, aquele que desenhamos em folhas de papel, tem altura e comprimento apenas. E como seria um mundo unidimensional? Veríamos apenas linhas. É como se pegássemos o quadrado, o colocássemos em pé, e então o observássemos por cima; veríamos apenas uma linha. Doido né? Sim, mas fantástico!

Enfim, a ciência está teorizando sobre mais dimensões. Segunda ela, podem existir até 11 dimensões! Atualmente a física fala de uma quarta dimensão, que é a terceira dimensão mais a influência do tempo. E, além disso, a ciência investiga cada vez mais sobre uma quinta dimensão. Concluindo, supondo que pudéssemos avançar de dimensão, imagine, nosso mundo, nossas leis, tudo mudaria! Existem mundos acima do nosso. Realmente percebemos toda a realidade que nos cerca?

Outro assunto interessante, agora entrando na biologia, é nossa visão. Sim, a visão, um dos cinco sentidos principais. Para quem já estou o espectro eletromagnético, vemos que a luz, ou melhor, a força eletromagnética, divide-se em vários comprimentos de onda. A ciência convencional identifica o espectro visível, que para nós aparece como um arco-íris (do violeta ao vermelho). Antes do violeta e depois do vermelho sabemos da existência de outros espectros (ultravioleta, infravermelho, raios gama, micro-ondas etc).

Bom, como foi dito, nosso olho (limitado, por sinal) enxerga somente um entre vários espectros. E a ciência também conhece animais que enxergam outros espectros, como as abelhas, que enxergam o ultravioleta. Quer dizer, além de dimensões de existência, também não enxergamos em totalidade nosso redor! Enxergamos apenas essas cores que conhecemos. Existe mais coisa oculta, coisas que não percebemos, coisas com as quais vivemos diariamente e temos apenas uma ideia de sua existências através de anos e anos de experimentos e estudos científicos. O que a abelha enxerga que nós, os "seres superiores", não enxergamos?

E vale lembrar que cada pessoa tende a enxergar a (suposta) realidade da sua maneira. Logo, falar de uma única realidade é relativo. Mas se fossemos definir a realidade como meramente o mundo em que vivemos, o mundo em como ele é com suas leis naturais, podemos dizer que vemos a realidade? Podemos virar para alguém e afirmar com toda certeza: "eu percebo a realidade"?


Só tente não pensar muito nisso. Não queremos que ninguém enlouqueça. XD XD XD