14 de mar. de 2020

Mastodon: uma rede social alternativa

Mês passado ocorreu uma grande migração de pessoas para o Mastodon. Migrações ocorrem de tempos em tempos, porém, essa teve um destaque por ter chamado mais atenção e atraído críticas de usuáries do Twitter.

As redes sociais descentralizadas são alternativas que se propõem a criar espaços que não sejam dominados por grandes corporações e que tenham estruturas e condutas diferentes.

O Mastodon, por exemplo, veio com a proposta de trazer coisas que o Twitter falhou em fazer ou nem pensou. Muitas pessoas migraram de lá procurando uma rede sem uma estrutura que permite ataques constantes e gratuitos e com políticas eficientes contra ódio e preconceito.

O Twitter vive do engajamento fornecido por polêmicas, brigas, exposições e ibope dado a figuras execráveis. Além de não incentivar diálogos e articulações políticas. E muita gente cansada disso tudo e querendo um espaço progressista veio para o Mastodon por isso.

Minha experiência com o Mastodon esteve sendo maravilhosa. Eu revi muitas coisas que eu fazia, estive tendo interações bem mais saudáveis, e devo dizer que minha própria saúde mental está melhor. Estou torcendo para que a rede cresça e cumpra seus propósitos.

Para quem quiser entender como funciona, deixarei aqui links com explicações:

O que é o Mastodon.


Para quem quiser procurar por instâncias, clique aqui.

Estão todes convidades a participar do Mastodon! Venham conhecer e fazer parte!